19 março 2007

 

O sexo do Presidente


A National Portrait Gallery de Washington tem uma ala reservada para os retratos dos Presidentes Americanos. A lista é completa, do esquecido ao celebrado, do incapaz ao mártir, uns em molduras mais apertados, outros a imperar solitários sobre uma parede.

A maior parte dos retratos são perfis conservadores, pesados de pompa e pose e numa estética que cansa pelo cheiro a mofo. Só o especialista nota, com generosidade, subversões no estilo, nas referências ou nas coordenadas dos corpos e da sua envolvente. Já os retratos do século XX são mais experimentais. O retrato de Kennedy é uma peça com traço abstracto que esconde o pormenor do rosto do Presidente perdido, como se a memória do líder fosse a do ruído do seu tempo e se esquecesse, ou perdoasse, a sua personalidade e consequência.

E depois temos o Bill Clinton, retratado como se vê em baixo. Será intencional o projectar do baixo-ventre para representar uma Presidência de escândalos conjugais? Será o pintor um Freudiano que retrata o homem com as suas obsessões fálicas?



O culto Presidencial Americano é uma farsa de mitos, de memoriais e estátuas, de heróis de guerra e visionários constitucionais, e Clinton está demasiado vivo para ser incluído no panteão. Mas daqui a 20 anos, não será ele, como foram todos os outros criminosos na ala, absolvido e recordado com amor?



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt