14 março 2007

 

O evangelho segundo S. Pedro


Pedro Arroja tinha um problema: como acasalar o seu fascínio pelo liberalismo anglo-saxónico com uma preferência pelo conservadorismo luso. O Blasfémias é um blog dito liberal, mas Arroja tem feito nome a defender o Salazarismo como o regime que melhor assentou à cultura e ao povo português.

Pedro Arroja teve uma ideia. A solução está em manter um namoro platónico com o liberalismo enquanto vai para a cama com o Estatismo paternal e repressivo. Para tal, precisa encontrar uma justificação fatal, que impeça geneticamente o povo português de ascender aos píncaros do ideal liberal. E o factor de demarcação cultural é para Arroja a religião – a Norte estão liberalismo e protestantismo, a Sul estão o paternalismo e o catolicismo.

A cada novo post cresce o entusiasmo (sobretudo desde que descobriu que a América Latina também se pode catalogar de Estatista e católica). No último post anuncia até que: “A democracia, tal como hoje a conhecemos, é um regime de governação que emana do protestantismo.”

Pela urgência com que Pedro Arroja insiste no argumento dir-se-ia que era nova a ligação do religioso e do político. E talvez até seja novidade para Arroja. Não houve ainda uma palavra sobre Marx e a “Questão Judaica” nem sobre Weber e a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, dois textos canónicos na sociologia politica da religião. O que temos com fartura são erros de omissão ou de intencional enrolanço dos factos. A Revolução Francesa (já que ele ignore a Russa não surpreende tanto) foi esquecida da discussão. O Oriente é como se nem estivesse no mapa. A Magna Carta é evocada como início do movimento democrático na Inglaterra, mas sem notar que foi três séculos antes da Reforma Protestante (talvez seja um caso de retroactivos). A cobrir o descuido histórico estão camadas densas de sociologia barata, e uma tese de doutoramento do Padre Peter Golding editada pela Christian Focus para seminaristas e homens do hábito.

Contra todos os argumentos, incluindo os dos seus companheiros de blog, Arroja avança cego e surdo, no que dado o tema, é passo penitente. É uma angústia que fica bem na direita que não sabendo aonde quer chegar, decide andar para trás.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt