21 março 2007

 

Mapa da guerra


Ouve-se frequentemente dizer que o Iraque é um país dividido em etnias e seitas islâmicas. Mas de onde vêm essas divisões e como é que elas se representam no mapa? A BBC tem um artigo interessante que faz a cartografia étnica de Bagdade antes e depois de 2006.

Bagdade era uma cidade onde Sunnis e Xiitas se misturavam e viviam juntos. Hoje, a capital é uma cidade de ghettos, onde as divisões étnicas são dramáticas. De notar que a reduzida área onde Sunnis e Xiitas se misturam corresponde ao centro administrativo da cidade, onde se encontra também a “zona verde”, o enclave da força americana. Ao mesmo tempo, nesta zona de encontro entre iraquianos, governo e força ocupante é onde ocorrem a maior parte dos ataques bombistas e não, como se gosta de indicar, nos bairros de denominação étnica.

A guerra civil não reflecte o mapa deste conflito. No centro da guerra está a ocupação, a fonte de agressão e contra a qual todos os iraquianos resistem. As diferenças étnicas são periféricas ao conflito, sendo em parte fomentadas pelos americanos com o objectivo de criar novos partidos a quem possam entregar a tutela da repressão.

Comments:
Muito bem apanhado! Já tinha visto o mapa da BBC mas ainda não o tinha analisado com mais cuidado. As mudanças são bem notórias e explicam muito bem que a guerra seja essencialmente de resistência à ocupação e não simplesmente de intolerância religiosa.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt