13 fevereiro 2007

 

Obama isn’t black


A superficialidade é uma notória característica do comentário político. O recente furor sobre a pré-candidatura (candidatura a candidato) de Barak Obama à Presidência dos EUA, comprova a regra. Bastou aos comentadores nacionais passassem os olhos por uma foto de Obama para assumirem que é negro. Se tivesse tido mais paciência e reflexão, teriam notado que não é.

Obama é filho de pai Queniano e de mãe branca Americana. Obama foi criado num lar de afluência pelos seus avos maternos, estudou advocacia em Harvard, e só com o início da sua carreira politica teve contacto com a comunidade afro-americana. Obama esteve sempre protegido das agressões da miséria económica e insulado das lutas diárias e históricas pelos direitos civis. Este filho de emigrantes negros (tal como Collin Powell, filho de Jamaicanos) não partilha da herança histórica da escravatura, uma agressão ainda enraizada no mapa social e político Americano.

Os analistas brancos aplaudem-no com um entusiasmo que foi vetado às campanhas Presidenciais de Jesse Jackson ou de Al Sharpton. Obama representa uma classe média que em tom retórico, em pose de campanha, ou em programa não tem uma política negra. Vender Obama à comunidade afro-americana é implantar uma nova ideologia onde se deslaçam as identidades do passado, as bases da violência e urgência das suas lutas. Obama é pacificação, o reclame chama-lhe modernidade.

A comunidade Afro-Americana resiste apoiar Barak Obama - 25% contra 55% de apoio a Hillary Rodham Clinton - e os lideres da comunidade desafiam-no a clarificar o seu compromisso com aqueles a quem reclama identidade. A misceginação ideológica não convence. Já ninguém se deixa enganar por “terceiras vias” que são o melhor de dois mundos. Estes apelos são a política branca a pintar-se de negra.

refs... WP; NYT; NP.

Comments:
"do mal o menos" já não se diz?
 
acho que o problema reside em tentarem-nos convencer que nao se trata de um mal, mas de um bem. (consultar por exemplo oarrastao.blogspot.com, ha' uma certa esquerda que anda a comer o Obama 'as colheres)
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt