27 fevereiro 2007

 

A Nacionalização do Zeca


Por ocasião do aniversário da morte de Zeca Afonso assistiu-se a episódios no mínimo caricatos. Enquanto os mais reaccionários querem esquecer que Zeca alguma vez existiu, outros reclamam a sua herança como sendo nacional. Para muitos destes, Zeca, esse "artista excepcional" foi também um anti-fascista que ajudou a conquistar a presente liberdade. Denunciando o suposto aproveitamento político/partidário da sua figura, dizem que Zeca sempre esteve acima dessas coisas.

Zeca, as suas músicas e poemas não são certamente exclusivas de ninguém. Mas também não se compadecem com esta amputação grosseira do que foi a sua vida e as suas convicções. Zeca não se ficou pelo anti-fascismo. Bem pelo contrário, o seu desejo de liberdade não se extinguiu a 25 de Abril de 1974, mas sim reforçou-se. Correu o país, participou no PREC e foi um dos muitos que lutaram e sonharam um Portugal melhor. A morte veio-lhe encurtar a luta, mas não o seu compromisso com a vida.

Comments:
o josé afonso não é de ninguém, só a si mesmo pertence. apesar de se ter tornado um símbolo, não era assim que queria ser recordado.

por isso, a associação josé afonso não celebra o aniversário da sua morte. porque ele nunca quis ser uma personalidade para se prestar culto.

o josé afonso não era só músico. era interventivo, não só por via da música. era politicamente activo por achava que assim é que devia ser. e essa é uma boa herança, que muitos querem apagar, remetendo o nome dele exclusivamente para a vida musical.
 
O José Afonso paga ainda hoje o preço de não se ter abraçado a (nem se ter deixado abraçar por) nenhum poder, quer fosse instituído ou não. Será por isso que a Câmara de Setúbal não organizou nenhuma homenagem?
 
a CMS não apoia a Associação José Afonso? gosto de como falam do Zeca, parece mesmo que eram amigos dele. Assim sinto-me mais perto do senhor de oculos que sorria pelo tamar.
 
a CMS cedeu um espaço para a sede da Ass. José Afonso. De resto, e ao que ouvi dizer, o apoio fica-se por aí.
Aliás, o dito apoio só foi dado com o Carlos Sousa, nunca antes.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt