12 janeiro 2007

 

A bondade do soberano


Fez notícia ontem a decisão do governo de descongelar as reformas de trabalhadores com mais de 42 anos de descontos para a segurança social. Com 42 anos de descontos e 64 de idade, um trabalhador pode receber a reforma por inteiro. Quem tem 63 também tem direito se tiver descontado 44 anos, e para quem tem 62, os descontos terão de totalizar 46 anos.

Esta medida não devia merecer destaque de primeira página, nem mesmo em dias sem futebol, apito dourado, ou Dakar. Uma rápida aritmetica que ficou por fazer, clarifica que quem tem 62 anos e descontou 46 anos terá começado a descontar aos 16 anos de idade. Rapidamente esbarramos com o absurdo se dermos mais uns passos nesta lógica, com 61 anos e 48 de descontos, teria que ter começado os descontos aos 13. É uma medida que não abrange ninguém, e só serve para fazer letras gordas da generosidade governamental. Mais uma vez os jornalistas engolem inteirinho, espinhas e tudo.

Comments:
Caramba! bem apanhado! porque é que os Media não fizeram também esse trabalho?

ou será que só já conseguem papaguear as notícias que recebem das agências ou dos comunicados de imprensa?
 
Os números apresentados pelo Governo estão certos e até pecam por defieto... Essa era a realidade de há 40 anos atrás, claro que nã é a actual. Tenho em casa quem tenha 58 anos de idade e, tendo começado a trabalhar aos 16/17 anos, após o curso industrial, tem agora praticamente 42 anos de descontos. E se não os tiver, é porque algumas das fábricas onde trabalhou antes dos 18 anos (idade em que foi para a tropa) não fez os descontos devidos. Eu própria, funcionária pública, quando chegar aos 64 anos de idade, terei 42 de descontos.
Portugal e o mundo do trabalho mudaram muito em 40 anos...
 
Viva,

Se acrescentarmos que quase ninguém que tinha 13 anos em 1958 e trabalhava fazia descontos então esta medida é daquelas nulidades burocráticas que muito gostamos de acrescentar nas leis.

Abraço,
 
Ao anónimo,

Mesmo considerando que a entrada na vida activa se dava antes do que se dá hoje, ter uma carreira contributiva perfeita como requerem as contas não será a regra. Mais de 42 anos de contribuições contínuas no sector privado é obra.
 
É obra mas há pessoas nessas condições actualmente e que poderão beneficiar dessa lei (se realmente ela vier beneficiar alguém, não tenho conhecimento concreto dela). Ainda por cima algumas dessas pessoas têm actualmente trabalho precário após o fecho de unidades fabris onde trabalharam muitos anos. E não esquecer que os anos de tropa contam não garanto se na totalidade, mas o de serviço em África pelo menos penso que sim. Há realmente pessoas na faixa dos 56 aos 60 anos que poderão vir a beneficiar disto.
Também é verdade Ricardo que será difícil provar os descontos; que eles se faziam em muitos casos faziam, mas que não eram entregues na Caixa de Previdência não eram, tal como acontece agora, mas com a agravante que as pessoas estavam muito menos alertadas para essas situações.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt