07 dezembro 2006

 

A Selva


A propósito das novas leis de protecção da Amazónia, não consigo deixar de me lembrar do livro A Selva, que me marcou profundamente e para sempre alterou a minha visão da floresta. A par da estória ambiental que a BBC nos conta, há a história económica e social da Amazónia.

Ferreira de Castro (ou o nosso Zola), dedica este livro aos anónimos desbravadores e seus companheiros, que “entregaram à extracção da borracha a sua fome, a sua liberdade e a sua existência”. Como ele diz, “a luta de cearenses e maranhenses nas florestas da Amazónia é uma epopeia de que não ajuíza quem, no resto do mundo, se deixa conduzir, veloz e comodamente, num automóvel com rodas de borracha – da borracha que esses homens, humildemente heróicos, tiram à selva misteriosa e implacável”.

Um livro que, como muitos de Ferreira de Castro (A Lã e a Neve foi outro que me tirou a respiração), regista a tremenda caminhada dos deserdados, através dos séculos, em busca de pão e de justiça.

Comments:
As coisas não são incompatíveis. A dicotomia que tentas apresentar não existe, creio.
 
Dicotomia?? Imcompatibilidade?? Certamente nao e' disso que falo. Simplesmente a proposito de uma noticia ambiental da Amazonia lembrei-me de um livro sobre a luta humana na selva.

Nao ha aqui dicotomias ou incompatibilidades. E mesmo se as houvesse nao e' esse objectivo do texto. O que fiz foi apenas arranjar uma desculpa para falar de um livro magnifico.
 
Pá, não ponham fotos africanas a ilustrar uma notícia sul-americana...
 
Só há selvas na america do sul? O post que é sobre o Brasil, é mais ainda sobre a selva, e sobre a economia social da selva, sobre as relacoes humanas que a habita.

Até acho a foto feliz pela ameaça vigilante do crocodilo, sobre a magra ave.
 
Aquele crocodilo e aquela ave não são de selva. E a magra ave sabe tomar conta de si, não precisa de temer o crocodilo. Preciosismos.
 
Impressionante é também as pressões e ditames sobre o Brasil sobre a necessidade da protecção da Amazónia. Os países que destruírma muitos dos seus recursos ambientais e que consumem a maior parte dos recursos, exigem aos outros que se comportem "bem".
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt