22 novembro 2006

 

Vitória popular no Nepal


O partido comunista do Nepal (Maoista) e o governo multipartidário assinaram um acordo no dia 8 que traz a paz para o Nepal, assegura a subjugação do rei e do exército ao comando da coligação e representa uma vitória estrondonsa do povo nepalês.

Alguns dos pontos importantes do acordo, incluem:

- Organização de eleições para a assembleia constituinte em 2007. Os candidatos terão que incluir mulheres e representantes de todas as regiões, de forma proporcional.
- Formação de um governo interino até às eleições, com membros do partido comunista.
- Inclusão de parte do exército de libertação popular no exército nepalês.
- Resgate dos poderes governativos e económicos do rei. As terras e bens que o rei roubou quando subiu ao trono vão ser nacionalizados e o primeiro debate na assembleia decidirá o futuro da monarquia.

Claro que há pessoas no trono e no exército que não estão contentes com estes desenvolvimentos, mas têm-se mantido calados. A única voz dissidente que se ouviu foi a de James Moriarty, o embaixador americano no Nepal, que disse que, mais importante do que o acordo de paz, é eliminar o medo dos maoistas do coração e mentes dos nepaleses. É uma afirmação que, sem dúvida, cabe a um americano fazer.

Pois é, às vezes o vento muda de direcção e neste caso, não é preciso um meteorologista para nos dizer para que lado sopra o vento!

Comments:
LONGA VIDA À GLORIOSA INVESTIDA DO POVO NEPALÊS!
 
ligeira correcção:

o partido comunista nepalês não é maoísta.
o exército de guerrilha, esse sim, se identifica como maoísta.
o partido que neste momento participa no governo interino não está relacionado com a guerrilha maoísta e já participou em governos do rei.
no entanto, a luta popular, a luta do partido comunista e a luta da guerrilha confluíram para a criação de uma assembleia parlamentar que está na fase final para apresentação de nova constituição para o país.
não misturar o partido comunista do nepal com a guerrilha maoísta é importante para a compreensão do cenário que se vai desenhar no futuro próximo do nepal.
 
Ha dois partidos comunistas no Nepal - o Maoista e o Marxista-Leninista Unificado. Foi o PC Maoista que assinou o acordo com a coligacao no governo (formada por sete partidos, entre os quais o PC-ML).

A guerrilha tem um partido politico - precisamente o "Partido Comunista do Nepal (Maoista)".
 
ok, não sabia da vertente institucional da guerrilha, peço desculpa. de facto, estava na hora de alguém puxar o partido comunista ML à atenção. estavam há tempo demais a aceitar a convivência pacífica com a monarquia. ainda assim, são o partido mais bem colocado para uma vitória eleitoral... esperemos que os máoístas consigam criar uma correlação de forças que obrigue os do PCML a entrar nos eixos.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt