05 setembro 2006

 

Pequeno aparte


Sobre o pedido de demissão de Carlos Sousa pelo PCP não tenho muita informação sobre o assunto e pelo qual não me atrevo a fazer grandes considerações. No entanto, parece-me que o PCP deveria ter gerido melhor a situação entre si e Carlos de Sousa, mas também explicar a decisão aos Setubalenses. Se muito crápula aproveitou para fazer demagogia, ouve outros sinceramente incomodados com a questão.

Apesar de críticas de gente esquerda, também não alinhadas com o BE, a comportamentos menos correctos da actual maioria, seria importante que os Setubalenses continuassem a manter a CDU como força maioritária. Mais importante, seria que esta aproveitasse estas oportunidades para fazer coisas verdeiramente transformadoras e não simplesmente para serem autarcas mais “eficientes”. Especialmente quando o termo de comparação é tão rasteiro.

Comments:
Eu achei imensa piada à justificação do PCP para afastar o tipo: "era preciso renovar". Vindo de quem vem esta é só pra rir. Não dá pra mais, é só pra rir.

Na verdade, tinham feito muito melhor figura se tivessem dito preto no branco que, dado o inquérito em curso, e em virtude de se levantarem dúvidas sobre a actuação do autarca, o PCP resolvera (e bem) que ele não tinha condições para se manter o cargo.
Assim, feito como foi, só demonstra a demagogia cínica do partido que caiu vários pontos na minha consideração.
 
Bokassa és adivinho ou trabalhas no IGAT?

É que pode acontecer que realmente o argumento utilizado pelo PCP não esteja muito longe da verdade, ou que seja só uma forma de ver a resposta dada a um problema que exestia na Câmara de Setubal.
Pelo que sei, o problema esteve no relacionamento e forma de trabalho do colectivo da CDU, que não era famoso, nem o mais correcto e como tal era necessário resolver a situação, pois estava a prejudicar o trabalho da autarquia e consequentemente os municepes.

Pode-se não gostar da solução ou achar estranha, mas a verdade é que o PCP está no seu direito de proceder assim e nunca enganou ninguém. Toda a gente sabe que quando vota num membro do Partido Comunista para um cargo público, esse elemento está nesse cargo em representação do partido e não a titulo individual. Toda a gente sabe que foi sempre esta a postura coerente do PCP e portanto é hipócrita querer que tenha actitude distinta, que essa sim seria enganar quem neles vota e os seus militantes.
Quanto à quetão das reformas, esperemos para ver, eu não acredito que dai saia alguma acusação a Carlos de Sousa... e, se saísse tambem era curioso, um autarca ter um processo por ter cometido uma ilegalidade para resolver um problema da autarquia. Até nisso os comunistas eram um exemplo, mas acredito que não foi isso que se passou e de certeza não foi a razão de saída de Carlos de Sousa.
 
Meu caro António,

Tu queres dizer-me que foi para "renovar" que o mandaram embora? Não me faças rir mais que estou com cieiro.
 
ha uma coisa que creio tb nao ser de esquecer: quando se se apresentar novamente a eleicoes autarquicas em Setubal, a CDU tera que escolher muito bem o seu candidato. Creio que foi mais o trabalho que Carlos Sousa e c.ia vinham a fazer na camara de Palmela (ali mesmo ao lado) que jogou a favor da CDU que ser a CDU a apresentar-se como alternativa ao PS. Isto e, eu acredito que foi o Carlos Sousa que ganhou as eleicoes autarquicas em Setubal e nao a CDU. Ao ter dispensado Carlos Sousa, a CDU pode muito bem ter dado um tiro no pe.

Acrescente-se ainda a estoria do relatorio da IGAT. Numa camara que ficou na penuria gracas a gestao danosa do PS na pessoa do "Manuel Alcatrao" (tb conhecido como Mata Caceres), tentar cumprir o acordo com o governo para recuperacao financeira da CMS (reduzindo o pessoal) da maneira menos ma possivel (reforma compulsiva para que as pessoas nao fiquem de maos a abanar) nao e para mim criticavel.

Afinal, onde estava a IGAT durante os dezasseis anos de gestao do PS?
 
O PCP deve uma desculpa aos setubalenses, e apresentar as razões da demissão de Carlos Sousa do cargo, mas, as verdadeiras razões politicas e não vir com este tipo de comportamento anti-democrático e de total desrespeito pelos eleitores, que, só vai fazer com que a Câmara retorne ás mãos do PS ou pior do PSD, (que infelizmente tem crescido em Setúbal).
Se as razões são as politicas erradas de Carlos Sousa em relação à "Nova Setúbal", ao projecto Pólis, ou à privatização dos lixos e das águas, ou qualquer outra dessas "trapalhadas" que não são dignas de nenhum partido de esquerda, digam-no! Tenham a frontalidade de o admitir, porque saber admitir os erros é abreviar caminho.
Mas como o PCP não nos diz nada disto e não apresenta razões politicas ou crediveis, só me leva a crer que é uma questão interna do partido, e as politicas que Carlos Sousa vinha fazendo são para continuar. Com partidos de esquerda a praticarem politicas e atitudes de direita, esta regressa mais cedo ao poder... infelizmente, neste caso para Setúbal e para os setubalenses.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt