21 setembro 2006

 

Omissões


Em Outubro de 2005 ardeu parte do centro de detenção de imigrantes ilegais do aeroporto de Schiphol, em Amesterdão. Onze imigrantes ilegais viram-se encurralados nas chamas e morreram.

O inquérito levado a cabo pelas autoridades holandesas concluiu que houve falhas na aplicação de regras de segurança relativas a incêndios. Concluiu ainda que o Ministério da Justiça tinha falhado ao não dar o treino adequado aos seus funcionários nesta matéria e que o Ministério da Habitação não tinha avaliado correctamente o edifício. Ambos os ministros se demitiram.

Até aqui esta seria a reacção que se esperaria dada a situação e as suspeitas que recaem sobre os dois ministérios e os seus dirigentes máximos.

Mas há algo de errado em tanta perfeição. A Holanda também tem os seus esqueletos no armário. Na altura do incêndio, houve vários relatos por parte dos imigrantes e outros detidos que referiram a indiferença dos guardas aos seus gritos de ajuda e a sua resposta lenta quando se aperceberam que havia mesmo qualquer coisa de errado.

Mas no inquérito, a julgar pelas notícias, não se fala em nada disso.

Comments:
Seria interessante analisar a polítca de de imigração da Europa, para além do longo historial de morte e assassínios em estadias e deportações. O tratamento de imigrantes pelos serviços de imigração, polícias e afins é frequentemente parecido com o dado a eventuais "terroristas".
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt