19 julho 2006

 

Vox populi


Mais uma verdadeira pérola portuguesa, de um anónimo do Porto, nos comentários do Público na internet:

" O que o povo gosta é do caos

E isto é um caldinho para a grande classe (grande em tamanho e minúscula em qualidade) que são os professores. Sim os professores! REsponsáveis por mais de metade das vergonhas atribuidas ao ensino. e prinicipalmente os lavadores de cerebros dos sindicalistas. que a exercer a sua actividade sindical A TEMPO INTEIRO (A CLASSE COM MAIS SINDICALIZADOS A TEMPO INTEIRO! 417 CONTRA UM 2.º LUGAR DO SECTOR DA SAUDE APENAS COM 15!) têm imenso tempo para dedicarem aos seus sindicalizados escrevendo-lhes constatnes missivas de vitimização estúpida e infundada . E sindicalistas que não trabalham pagos por todos nós! A classe com os profissionais mais faltosos! (E DEPOIS QUEIXAM-SE QUE NÃO CONSEGUEM CUMPRIR PROGRAMAS). é o tal roubo legalizado. Fazem acções de formação em olaria para subirem na carreira docente de MATEMÁTICA! Tiram férias na neve a apresentam a justificação das faltas dadas NUMA SEMANA INTEIRA COMO FORMAÇÃO EM SKI!!!. Fazem com que as suas formações calhem aquando das horas de aulas e nunca antes ou depois. Fazem greves pegadas a fins-de semana ou feriados! São uma vergonha! Utilizam o horário que dizem"não lectivo" para irem para casa quanso há tanto a fazer pelos alunos e pela escola! a Classe das senhoras que planeiam os seus partos para Fevereiro par ajuntarem 4+ os regabofe das férias professorais e terem a benesse de estarem quase um ano de licença sem deverem justificações a ninguém! E depois querem respeito?! Poupem o povo!"

Essas grávidas, perversas...nunca me enganaram...

Comments:
Safa! Se um tipo destes perde o tempo que perdeu a escrever tanto disparate ofensivo, imaginem o tipo ao vivo e em directo numa reunião de pais!
 
É mesmo a voz da populaça (diferente de voz do povo)!!! é destes que a ministra gosta. Pensar dá, de facto, muito trabalho... e não é para todos. Como já foi dito, não quero imaginá-lo em reunião de pais. Adianto: não quero imaginá-lo, ponto final!!!
 
acho que isto é um professor a fazer uma jogada de humor... (ou por outra... prefiro pensar que doutra forma não seria possível ir tão baixo)
 
esta acaba por ser a face negra visível de alguns professores. é fácil tomar a parte pelo todo, e ainda mais fácil não questionar como é que é possível que isto aconteça.

se um professor não tem trabalho para fazer na sua componente não lectiva é porque o mesmo não lhe foi atribuído. se há um plano da matemática a ser aplicado a partir do 7.º ano e acabam por ser professores que não vão dar esses anos a fazê-lo, é porque há falta de organização.

que se fale nas falhas do sistema, na falta de planeamento, em alguns presidentes do Conselho Executivo que estão só à espera do salto para fazerem carreira no ministério apesar de serem uns incompetentes no trabalho que fazem nas escolas.

e que não se esqueça para muitos professores não há estabilidade, que andam com a casa às costas todos os anos.

e também que não se esqueça que é fácil arranjar bodes expiatórios para estes problemas mas dificilmente alguém aponta o dedo aos sucessivos governos que vão fazendo experiências com o sistema de ensino.
 
Isto cheira-me a comentário de professor: homem, cinzento e invejoso. Deve ser de Matemática e tem inveja dos profs. de EF. E é gay. Gay não, porque os gays têm dignidade. Este tipo é um mariconço da pior espécie, daqueles que se casam porque pensam que se curam e depois vivem assim: rancorosos, amargurados...E é daqueles que se gaba que deu o programa todo: ele ensinou, mas os alunos aprenderam, por acaso? E mais: deve ter uma fixação pela ministra. Ai. ai...
 
...casou-se? como?
 
mas não acham que 417 SINDICALIZADOS A TEMPO INTEIRO é um bocadinho demais?
 
E porque e' que os Profs nao escrevem cartas e comentarios ao Publico?
 
Não percebi este último comentário. Elaboras?
 
Os profs. também deixam comentários no Público. Até é uma classe que o faz com frequência, bem como participa em programas do tipo da Praça Pública. Eu já o fiz algumas vezes, principalmente nas cartas ao director. Mas continua a ser, apesar de tudo, uma classe desunida, por nada afectar todos os professores ao mesmo tempo, por terem interesses bem diferente consoante a posição na carreira e por má representação dos sindicatos (com os quais muitos não se identificam).

E sim, 417 sindicalizados a tempo inteiro será demais como há muita coisa na classe dos professores que são de gritos (e digo isto como professora que está dentro do sistema). Há muitos professores bons e também os há péssimos, sem dúvida. E há n vícios do sistema que os professores interiorizam que são, arrisco dizer, nojentos.

A questão é esta contínua atribuição de uma culpa que os professores não têm. Muito menos nos exames nacionais deste ano, a que o comentário se refere. Os professores estão, de facto, a ser utilizados como bode expiatório de uma série de problemas sobre os quais não têm qualquer responsabilidade. É uma posição confortável da ministra e de outros políticos que, a julgar pelo comentário, agrada a muita gente. Não dizem que ela é a ministra mais popular?

Além disso, a generalização leva a grandes injustiças e todos os professores que dão o litro e prescindem de muita coisa para se dedicarem ao ensino e exercerem a profissão com o máximo de profissionalismo ressentem-se muito deste ataque cerrado que parece estar existir contra eles.
 
Elaborando, queria sugerir que a melhor defesa e' o ataque. Se nao houver iniciativa por parte da classe, a unica voz que se ouvira e' a da ideologia anti-funcionario publico, e a mitologia do professor como a aristocracia do Estado. Nao basta desconstruir o ataque, faca-se proponha-se novo projecto para a educacao, com motivos e futuros.
 
parece que agora os profs andam a organizar-se...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt