14 julho 2006

 

Phat


Os EUA é um país colossal. “Fuck yeah!”

É colossal na geografia, na riqueza, nas gentes. É colossal nos sofás e nos cães. Para garantir o conforto (entendido como minimização do esforço aeróbio), compram-se por 49.99 dólares, degraus para ascender canitos obesos às montanhosas almofadas. “Fuck, yeah!”

Comments:
Estamos seguramente a esquecer os paul austers deste mundo, já para não mencionar os whitmans, os lincolns... enfim, essa carrada de otários preocupados apenas em tirar o maior gozo possível dos bens materiais à custa dos outros.

É tão mais fácil ser-se maniqueísta ao contemplar-se a realidade.

Na verdade, essa é uma tradição filosófica que teve em Heguel e Marx os seus expoentes mais considerados.

Em terminologia, essa forma de observação dos fenómenos ficou para sempre associada ao conceito de dualismo e ao processo dialéctico.

Infelizmente, o real não pode ser definido, e logo tão pouco alterado para melhor, se utilizarmos na nossa abordagem uma perspectiva dualista.

Até num mundo a preto e branco, como o de certo Cinema, existem inúmeras modulações de cinzento. A realidade é complexa demais para a reduzirmos a meros esteriótipos; perdoe a franqueza mas parece-me que isso sucede vezes demais no Bitoque.

Saudaçõe
Dialéctica.
 
Por detras da acusacao de "anti-americanismo" esta' um anti-esquerdismo.

Nao me revejo nesta caricatura com que me desenhas, que de tao previsivel e' risivel, com perpetua paranoia do espectro Marxista.

Nao vais ser garrote ao meu espirito critico.
 
Lá está o que se pode designar por uma visão dualista da realidade: anti-americanismo=anti-esquerdismo. Como se não fosse possível encontrar entre as duas opções que apresentas uma terceira, quarta, quinta, etc...

Obviamente, se tivermos em linha de conta o método estatístico, certas perspectivas de leitura do real serão mais prováveis do que outras. É também verdade que os fenómenos políticos têm tendência para se apresentarem de modo bifocal. Ou seja, como a luta entre dois campos de forças políticas opostas.

Contudo, a interpretação dos fenómenos é sempre multidisciplinar e exige da parte de quem tenta interpretar aquilo que me acusas de te garrotar: espírito crítico, ou a capacidade que possuímos ou não de reconhecer quando podemos estamos errados.

A talhe de foice, recordo-te uma das expressões linguísticas de Adolf Hitler. Uma de que todos os seus colaboradores próximos se recordaram: "Temos duas possibilidades".
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt