25 julho 2006

 

Grandes motivos



1944.
Os EUA abre um caminho de ruínas até Berlim.
Em nome da Liberdade, abstracta e universal, morrem centenas pelo calor das bombas incendiárias e depois nucleares.











2006.
Israel destrói o Líbano.
Em nome da Segurança, abstracta e universal, os civis são danos colaterais na caça ao Hezbollah.








Não há democracia quando tanta gente padece inocente e sem voz entre os escombros de Beirute. Sessenta anos e não houve progresso, e nem a retórica mudou.

Comments:
Sem tentar justificar o injustificável (o arrasar puro e duro de uma nação), que dizer do Hezbollah utilizar a população libanesa como camuflagem?
 
Um individuo de jeitos e pronuncia alentejana da uma facada a um Lisboeta numa rixa no Cais de Sodre. A Forca Aerea nacional nao responde arrasando Vila Vicosa ate os alentejanos identificarem o culpado.

Camuflagem e' uma peca de indumentaria, tecido ou parafrenalia. Pessoas inocentes nao sao camuflagem (nem danos colaterais). Quando morrem inocentes e quando se fomenta o terror, esta-se a cometer um crime. Nao ha justificacao!
 
Na segunda guerra mundial os aliados cometeram muitos crimes (os quais creio já termos discutido). Obviamente que os condeno, até porque na maior parte dos casos não havia qualquer objectivo militar.

No entanto, creio que da tua análise há quem possa depreender um paralelo entre Hezbollah e o regime Nazi (sabendo que tal não achas).

As situações são incomparavelmente diferentes. Os nazis enquanto agressoressujeitaram-se à vingança (mesmo que estúpida).

No Médio Oriente é muito claro quem é o agressor. É Israel.

Abraço

Samir Machel
 
Viste um paralelo entre os objectos da retorica, nao entre as vitimas. As vitimas da imagem que apresento da 2GM sao franceses, as vitimas de Beirute sao libaneses. Outro paralelo e' a nacionalidade das bombas, tanto num como noutro caso, lia-se/le-se na ogiva, "MADE IN THE USofA".
 
Claro que o Hezbollah escolheu o meio da população por acaso...
Infelizmente a população está a ser usada como camuflagem sim. E porque não? É só vantagens... Ampla cobertura pelos média por cada civil morto, garantia de desejos de vingança nas décadas por vir, garantia do acirrar do ódio conta o estado hebraico... A meu ver é perfeitamente abjecto.
 
Quando Israel destroi um predio de habitacao com o argumento de que num dos apartamentos estava um gabinete do hezbollah, o anonimo acha justificado? Ou tem o anonimo certeza de que um apartamentos era mesmo do hezbollah? Viu as provas? Confia na instituicao que o decide?

O Hezbollah esta escondido nas montanhas de onde lanca os seus misseis mas Israel destroi Beirute, e estradas, pontes, centrais electricas e bairros de civis inocentes.

Se estamos em guerra que se cumpram as regras da guerra, as da convencao de Geneva e do Tribunal Internacional de Haia. Se nao estamos em guerra e o Hezbollah nao e' exercito, se lhe recusa legitimidade, entao que se os trate como criminosos com direito a prisao, julgamento e defesa. Agora massacrar indiscriminadamente sem apresentar provas e depois dizer: "estavam la, mas camuflados"; isso e' mentira, isso e' crime!
 
E parece ao caro Cabral correcto que um partido político armado até aos dentes rapte gente do outro lado da fronteira? É que me parece que ainda não li aqui uma linha sequer acerca disto.

E é obvio e gritante que Israel está a agir muito para além de qualquer limite, matando de modo inacreditável. É totalmente inaceitável esta brutalidade e bestialidade para com o povo libanês.

Agora, que é um problema ter vizinhos que nos querem pura e simplesmente aniquilados, e que ainda por cima estão armados até aos dentes, lá isso é. Como negociar com quem nos quer mortos?
 
Mas porque e' que tenho que ter uma linha sobre o rapto? E' igual em urgencia e em importancia ao que esta a passar agora no Libano? Justifica-o?

O rapto nada tem a ver com as accoes israelitas. 1. Houve raptos anteriormente e negociacoes seguiram-se sem alarido. 2. A resposta a um rapto (crime) num estado sensato e democratico, seria identificar os culpados e leva-los a tribunal. 3. Para se salvar um raptado nao se matam as familias dos raptores. E' portanto uma resposta inverosimel por razoes historicas, legais, e logicas.

As intencoes de Israel foram hoje clarificadas pela Rice: uma re-engenharia do medio oriente esta em curso, e faz-se pela cinza e pela ruina.
 
É, concordo consigo aqui (acerca do seu comentário sobre Rice). Mais, tenta-se incendiar a região a ver se o Irão morde o isco. O que seria óptimo para robustecer a imagem de ameaça que deve a todo o custo ser proíbida de possuir armas nucleares...
Mas agendas secretas ambos os lados do conflito as têm.

E sinceramente, acho que se estam ambos nas tintas para quem morre entre salvas de Katyusha e lagartas de Shermans...
 
Já agora deixo aqui este link:

http://www.israeli-weapons.com/index.html

Particularmente sinistros são os vídeos.
 
Israel joga sujo, estando a apostar na desmoralização das populações libanesas. Agora não me venham é dizer que o Hezbollah joga limpo! E sim, usam a população como escudo humano e camuflagem. Ou afinal aqueles senhores que controlam partes ou cidades inteiras libanesas e que, por exemplo, proíbem a recolha de imagens em determinados sectores das cidades não são guerrilheiros armados exercendo o seu domínio?
 
Este argumento da camuflagem é tão manipulador...

O Hezbollah faz a guerra que pode. Ele faz o que mais nenhum governo árabe tem a coragem ou capacidade de fazer: enfrentar a máquina de guerra israelita.

samir machel
 
Bom, por essa ordem de ideias Israel faz o que pode, correndo o risco de pura e simplesmente ser apagado do mapa se facilitar com vizinhos tão amistosos como o Hezbollah e outros que tais que se recusam a aceitar que Israel existe.
 
Israel apagado do mapa? com arsenal atomico? com a mais poderosa forca area da regiao, avaliada em $319 milhoes de dolares? Israel num esteve em menos risco do que agora, com a OLP de pantanas, o Hamas no governo em tentativas de negociacao, e a Siria e o Irao acossados pelo Ocidente.

Israel esta no ataque, nao na defesa.
 
Pergunta de algibeira: Que seria de Israel sem armas atómicas, sem esse arsenal todo e sem as costas quentes?
 
Resposta de bilhar de bolso: se o planeta fosse um cubo o Fernao de Magalhaes tinha caido para o espaco.
 
Ah pronto!
 
Voltando ao Hezbollah "esconder-se no meio de civis". Perante argumentos crápulas, vejo-me forçado a apontar o óbvio.

Antes de mais sou ateu e contra os fundamentalistas religiosos (sejam eles cristãos, judaicos ou muçulmanos). Tal não significa que em situações concretas a razão esteja de um ou outro lado.

O Hezbollah é faz algum tempo um movimento de resistência contra a agressão israelita. Todos os movimentos de resistência inevitavelmente interagem com a população quer para se esconder, para guardar armas ou fornecer-se de mantimentos. Foi assim com a Resistência anti-nazi, foi assim em Timor,... E tem o apoio de boa parte da população.

Tal não quer dizer que todo o Líbano o apoie. Já na guerra houve um minoria que se aliaram a Israel e, por exemplo, tiveram papel fundamental nos massacres de Sabra e Chatila.

Mas a lista de colaboracionistas ao longo da história é longa. Nos Países Ocupados, na França de Vichy (Miterrand é um dos mais famosos). Na altura, o castigo para o colaboracionismo ia do cortar o cabelo (às mulheres que confraternizassem com os alemães) ao fuzilamento por acções da resistência.

Samir Machel
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt