14 junho 2006

 

A pilhagem da história


Um dos enlatados do Canal 2 abordou a velha questão da pilhagem da história dos países colonizados/ conquistados. Naquele caso abordava especificamente o caso do Egipto. Este país tem uma campanha em curso que visa que Estados e particulares devolvam os diferentes artefactos. A polémica é grande, especialmente no que diz respeito às peças mais relevantes como a pedra de roseta e outras no British Museum em Inglaterra. Na França, o destaque vai para algumas peças no Louvre e para o Obelisco, pilhado do templo de Luxor, a enfeitar uma das principais praças de Paris. A pilhagem de artefactos Gregos também e famosa e mais recentemente, aquando da invasão do Iraque houve diversos relatos de roubos (e destruição) da herança cultural do Iraque embora já não em termos oficiais como outrora.

Se a pilhagem sistemática dos impérios já não é novidade (embora continue a ser escandalosa), foi interessante ver duas investigadoras britânicas a defender a manutenção dos artefactos. Uma delas era membro do Instituto das Ideias, o que quer que isso seja. Os argumentos eram vários e rezavam assim: era uma forma de dar a conhecer a cultura egípcia e um incentivo a viajar ao Egipto; por exemplo, a pedra de roseta (através da qual se decifrou os hieróglifos, por ter exposta varias línguas) é uma prova de interactividade entre culturas; por último, que a devolução pode pressupor que as pessoas podem perder o acesso as peças por terem determinada identidade. A elas gostaria de perguntar:
Porquê na Inglaterra?
Qual a sua opinião face às pilhagens dos nazis durante a Segunda Guerra?

Comments:
Outra justificacao frequente faz-se com paternalismo neo-colonialista, que os paises do terceiro mundo sao instaveis politicamente e nao pode reservar recursos e proteccao para as suas reliquias historicas. Foi com essa logica que o British Museum propos transladar os museus iraquianos para as suas caves aquando da invasao.

Nada mudou desde as guerras napoleonicas em que os ingleses "aliviaram" dos seus tesouros os paises que "libertavam" do jugo napoleonico.
 
Entretanto, segunda-feira no novo programa Périplos de Miguel Portas, Cláudio Torres e um terceiro, o qual não recordo o nome, também abordou esta questão.
 
E esta: patrimónios móveis de significado maior deveriam pertencer à Unesco que as faria rodar por todas as cidades do planeta!
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt