20 junho 2006

 

Coisas que o Capital não percebe


Trabalhadores da GM de Saragoça não querem produzir Combo

... se a mudança implicar o fecho da unidade da Azambuja.


Uma das principais desvantagens da acção sindical é a sua localização. A uma acção dos trabalhadores a empresa pode responder globalmente, e sentir pouco (ou nada) o seu efeito. Mesmo sem um braço, o polvo pode ainda viver bem. Problemas tem o polvo, quando os trabalhadores se percebem como iguais, dominados pelo mesmo problema.

P.S: as acções nos outros países são seguimento claro da ameaça de despedimento que também paira sobre essas outras fábricas. Não tenho ilusões em relação a isso. Mas não deixa de ser extraordinário o facto da acção surgir em termos preventivos e mostrar alguma internacionalidade entre os trabalhadores.

2o P.S: ainda me lembro de um título de Sexta-Feira (ou Sábado) do Público, algo como "Tristeza na Azambuja, Alegria em St. Petersburgo e Saragoça" (estou a falar apenas de memória). Parece que alguém gostaria de ver um pouco mais de fel entre os trabalhadores de Saragoça e Azambuja. Lamentamos a desilusão.

Comments:
eu tambem gostei da demonstração de solidariedade, não de toda inocente, mas vá lá...

já que eles vão ser despedidos pelo menos podiam sair com estilo... do genero partir aquilo tudo ou mandar alguem fazê-lo.

se eles quiserem estou ao dispor.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt