06 maio 2006

 

Recalcar Freud


Apesar de toda a controvérsia que, desde do início do século XX até hoje, ronda as suas ideias, Freud era um génio. Revolucionou a psicologia clínica, tanto teórica como a sua prática, falou de tabus que ainda hoje incomodam e pela primeira vez curou e explicou neuroses, depressões e ansiedades, as doenças que mais afectam a sociedade ocidental. Numa época de ascensão e queda de impérios brutais, de milhões de pessoas a serem sugadas pelo mundo fabril e guerras mundiais, Freud teve a coragem de dizer que a causa da psicopatologia da vida quotidiana tem origem social.

Fazem hoje 150 anos do nascimento de Freud. As celebrações em Viena estão aquém do merecido e com a comemoração dos 250 anos de Mozart, ainda pior. A Fundação Sigmund Freud tinha planeada uma sessão na Volksoper Opera House, mas a sala de espectáculos decidiu apresentar mais uma vez a Flauta Mágica. Na Áustria preferem dar-nos música.

Comments:
é verdade que revolucionou, embora as suas ideias estarem já ultapassadas.

segundo freud, a coisa não era bem assim: "a causa da psicopatologia da vida quotidiana tem origem social"

segundo ele, o ser humano era quase como uma besta, um selvagem guiado por impulsos que precisava de ser guiado e domado pela sociedade.

posso estar errado, mas pelo menos era a teoria que resvalou para a sua filha, uma importante figura em épocas posteriores.
alias, ela educou os seus filhos de uma forma muito rigida, tão rigida que eles tiveram problemas, graves problemas.
 
O atribuir a causa dos "graves problemas" dos netos Freud aos traumas de filiacao maternal e' muito Freudiano! Talvez entao o carismatico neurologista nao esteja assim tao ultapassado...
 
lol

bem visto... muito bem visto.
 
Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Hoje escrevi sobre ele. Lendo sobre quem escreveu sobre este gênio achei melhor não me estender muito. Melhor ver os comentários. Encontrei textos realmente bons.

Um abraço

Marco Aurélio
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt