28 maio 2006

 

Montenegro, o novo Mónaco


Com apenas mais 0.5% dos votos do que o requerido, o Montenegro tornou-se o mais recente país europeu. A vitória parece ainda mais liliputiana se considerarmos que só os montenegrinos residentes no Montenegro é que puderam votar. Todos os que vivem na Sérvia, mesmo que temporariamente, não tiveram direito a voto.

O processo parece simples – os povos que de alguma maneira resistam à integração e globalização capitalista têm que ser partidos aos bocados. E assim estas micro células chamadas países podem ser social, económica e politicamente absorvidas pelas potências, neste caso UE e Rússia.

No Montenegro, a campanha pró-independência não podia ter sido mais clara – “Vamos ser o novo Mónaco!”. Ou seja, os montenegrinos vão ser os novos criados dos turistas e o país vai possivelmente tornar-se num paraíso fiscal para os super-ricos. Na dependência total do estrangeiro, esta nação já nasce sem soberania.

O próximo será certamente o Kosovo. Só falta anunciarem a data.

Comments:
2000 euros. O valor que se entregava a cada cidadão para que entregasse o seu bilhete de identidade às forças policiais. Os BI's foram devolvidos depois do referendo. 2000 euros para te calar é muito quando não tens o que pôr na mesa.
 
E assim se constroi as democracias...
 
li e ouvi que eram 1500 euros, mas isto devem ser coisas da inflação que já deve ter começado!
Atenção! Depois de tanto esforço, só conseguirem 0,5% de votos para ganharem quer dizer que a História vai continuar a dar que falar por aqueles sitios....
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt