03 maio 2006

 

A democracia vista de Washington


Os atributos "democráticos" dos diferentes governos dos EUA são por si sobejamente conhecidos, especialmente na América Latina. Todos estes países já foram violentados de uma ou outra forma:
- Na organização de golpes e apoio a ditadores de Fulgencio Baptista (Cuba) a Pinochet (Chile), El Salvador, no falhado na Venezuela, bem muitos outros.
- Nas invasões do Panamá a Granada, passando pelo falhanço da Baía dos Porcos em Cuba;
- No mais recente Plano Colômbia;
- Na aplicação de programas económicos ditados pelo FMI e Washington.

Se a lista é enormemente grande (incentivamos acrescentos), gostava de lançar um olhar mais atento à Nicarágua. Os Sandinistas derrubaram o ditador Somoza em 1979. Em 1984, organizaram as primeiras eleições livres na Nicarágua e ganharam com Ortega. Tal não impediu os EUA de apoiar os rebeldes "contras" que mantiveram o país em guerra civil.

De Somoza aos Contras, Washington meteu sempre o bedelho numa das mais importantes "República das Bananas". Actualmente, não é excepção. Assim diz Washington pelo porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack: "Instamos o povo a repudiar figuras desacreditadas do seu passado político como o ex-ditador Daniel Ortega".

Mexem agora os cordelinhos para a direita apresentar um candidato comum, certamente mais um dos muitos fantoches que pululam (já pulularam mais...) pelo Continente.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt