07 abril 2006

 

Reescrever a história

Em determinados períodos históricos o poder desmedido de determinada ortodoxia ou a ambição de poder incentiva a alteração de factos ou a pura mentira para que seja mais conveniente à sua parte. O processo em larga escala mais recente foi o “fim da história” anunciado pelos arautos do costume e a diabolização de tudo quanto se denominou comunista. A investigação e livros dispararam e Anne Applebaum é um dos seus expoentes. Em Portugal, também tivemos a nossa quota-parte, mas à nossa medida, pequeninos e enfezadinhos.

Infelizmente, também a Esquerda usou e abusou destes estratagemas. Estaline era famoso por mandar apagar outras figuras dos retratos oficiais à medida que estas iam sendo purgadas. Noutro registo, uma crónica no Público num aniversário do BE (ou seria da extinção do PSR?), esforçava por estender as raízes do movimento ao 25 de Abril de 1974 ou até data anterior, confundindo o percurso político de alguns dos seus activistas com a história do organismo.

Recentemente alguns senadores norte-americanos resolveram instruir os seus gabinetes a alterar a sua biografia na Wikipedia*. As alterações variaram do simples apagar de informações ou da modificação de pequenos detalhes aos casos mais substanciais. Um artigo sobre George Bush foi o aspecto mais disputado. Mas, e apesar de parecer ser mais fácil, pelo menos neste caso foram detectados e o descaramento não compensou. A Wikipedia tropeçou mas não caiu neste obstáculo.


*A Wikipedia é uma enciclopédia online que tem a particularidade de qualquer pessoa poder acrescentar/alterar informação. No entanto, o debate gerado e a avaliação por outros utilizadores permite uma certa fiabilidade levando a que a Nature a comparasse com a Enciclopédia Britânica.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt