26 abril 2006

 

O 25 de Abril de 2006 no Nepal


Ontem, festejámos o fim de uma ditadura fascista que manteve o país na ignorância e miséria, o mínimo denominador comum dos diversos significados do 25 de Abril para diferentes sectores da população.

Entretanto, o Nepal levanta-se contra o rei todo-poderoso. Também ontem recebi a seguinte informação de um amigo do Nepal:

"Here in Nepal, finally our 19 days struggle ended yesterday night after the second proclaimation of the king to restore democracy. It is one of the happiest days in Nepal. Now people can vote for a constiuent assebly that hopefully takes place soon.

The whole country was on turmoil as 1.5 million people were on the street demonstration in Kathmandu alone, that is about three fourth population of the city. More than 16 died in the name of demonstration clashing to the army and more than 5000 injured seriously. Today there are big rallies going on in the streets."

Por seu lado, a guerrilha maoísta garante que o rei não pretende permitir uma nova Constituição, mas manter o essencial dos seus poderes. Denuncia ainda que os partidos parlamentares romperam um acordo de 12 pontos (com a guerrilha), por um prato de lentilhas. (informação do DN)

Enquanto se espera desenvolvimentos, gostava de congratular a resistência do povo nepalês perante a prepotência de um rei que mantém o seu povo na miséria.

Comments:
E foi tambem a 25 de Abril, mas de 1945, que o povo italiano se libertou do fascismo, com a execucao de Mussolini pelos partizani. Ha coincidencias giras...
 
Brincar com datas é giro. E se juntarmos o 1º de Maio, mais fixe fica esta época do ano.

Por outro lado seis/sete meses depois há Novembro, e o seu 25.

Mais interessante será não só quando a situação se desenlaça, mas também quando começa o processo.

Por exemplo, nos bebés temos os filhos de um Verão quente (façam as contas para 9 meses seguintes) ou de um Inverno frio (idem aspas aspas); também podem resultar de uma primavera ou por ai fora.

Nos movimentos mais sociais é mais complicado identificar estes detonadores.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt