05 abril 2006

 

Mi casa ist nicht dein Zuhause


Edmund Stoiber continua a incorporar o pior da política europeia no capítulo da imigração. Que inibam os pais de atingir os mesmo direitos que outros cidadãos no país, já ninguém se mostra surpreendido. Basta lembrar que o barco está cheio. Mesmo com os problemas demográficos da Europa, com a liberdade dos mercados (oposta à prisão do trabalhador) ou mesmo com a colecção de leis de cada país (que com tantos ressalvos e parênteses e situações extraordinárias, há muito que deixou de garantir as paridades que nos lembram escrita em cada Constituição)... O barco está cheio, ponto.

Não faltava então aplicar o conceito de Europa fortaleza aos pais, vão ser igualmente os filhos a pagar pelo barco. Exames de aptidão no alemão serão obrigatórios na Baviera para alunos candidatos a iniciar o seu percurso escolar. Caso falhem nestes testes, serão retidos um ano em cursos de alemão. Caso falhem no final destes cursos, serão obrigados a frequentar aulas especiais. O próprio conceito de escola parece assim receber uns parênteses extra.

Muitas das crianças estrangeiras na Alemanha têem o seu primeiro contacto com a língua na escola. Os pais falam o suficiente para exercerem a sua actividade, mas no meio familiar a língua de origem é privilegiada. Os amigos nativos normalmente são poucos, consequências de alguma "guetização" que se pratica, e o espaço linguístico aí mesmo é cortado. São poucas as crianças que ao entrar na escola se apresentam ao mesmo nível das alemãs, e a aplicação dos cursos extraordinários será mais do que rotineiro. A pergunta fica, que integração promove esta regra?
Os primeiros verdadeiros contactos com o pais de acolhimento que poderiam ter, deixarão de existir. Colocam-se as crianças de lado num caixote: turcos, gregos, italianos (e mesmo portugueses)... desincentiva-se a aprendizagem ou a aplicação da língua fora do ambito curricular. A própria motivação que a criança poderá ter é uma dúvida, já que o único conteúdo é a lingua, e creio haver poucas provas que tal exclusividade fomente uma boa formação...

Fica no entanto um problema resolvido, as crianças alemãs vão ter mais espaço nas salas de aula...

Comments:
Sabse? Vou para férias e vou ter saudades de aqui vir lêr-te!
Este blogue está cada vez melhor...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt