02 abril 2006

 

Era dos extremos


Nos EUA também há protestos! Depois de Chicago, Denver, Houston e de meio milhão de pessoas nas ruas de Los Angeles, outros tantos milhares manifestaram-se em Nova Iorque contras as novas leis de imigração. Para além da construção de um muro de 1120 km ao longo na fronteira com o México, o governo americano quer aprovar uma lei que considera os imigrantes ilegais como criminosos!

A minha impressão é que os últimos anos têm sido marcados por protestos, cada vez mais frequentes, massivos e radicais. Em França, não só se espalham pelo país em menos de um fósforo, como se mantêm acesos por períodos indetermináveis. Há quem pense que os franceses são dados a manifs e greves e que isto portanto não sugere nada de novo. Mas que dizer dos protestos nos EUA, que também rapidamente passam de cidade em cidade? E sobre o que se passou há pouco mais de três anos, contra a guerra no Iraque, uma solidariedade que atravessou todas as fronteiras?

Não quero estar com futurismos, muito menos ser optimista se não houver razões para o ser, mas os protestos a que assistimos hoje mostram que a uma era de extremos económicos só se pode responder com protestos radicais e massivos. Mais protestos estão marcados para Washington, vamos ver...

Comments:
seria interessante comparar a posição dos EUA relativamente ao muro na fronteira com o México com a sua posição relativamente ao muro na Palestina...
 
Um dos factores que mais me impressionou foi que a maior parte das pessoas esteve contra a guerra, apesar das posições dos seus governos e da manipulação e mentira generalisada nos media.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt