04 abril 2006

 

Emancipação da América Latina II


“There is trouble ahead for Uncle Sam in his own backyard”. Começa assim a série que a BBC 2 está a passar sobre a América Latina.

Cinquenta anos depois de Cuba, depois da Venezuela e Bolívia, o mapa político da América Latina continua a mudar de cor. O próximo país a mostrar uma política fortemente anti-imperialista pode ser o Peru. Ollanta Humala é o candidato que as sondagens dão como vencedor nas eleições do dia 9. Embora mais moderado que Chavez, Humala defende o controlo estatal do gás natural e a legalização da produção de coca.

Segue-se ainda a Nicarágua. Daniel Ortega, inimigo número um de Reagan e do pai Bush (na altura director da CIA) durante os anos da Nicarágua sandinista, que depois de dez anos de atentados da CIA e dos Contra acabou por perder em 1990 para a candidata apoiada pelos EUA, pode ganhar as eleições no final deste ano.

Foram mais de quarenta os golpes de estado que os EUA infligiram sobre a América Latina durante o século XX. Esta viragem, é uma das histórias mais importantes no mundo de hoje e tem que ser contada – George W. Bush perdeu a América Latina.

Comments:
se confirmar a tomada de posse de presidentes "anti-sistema" na nicarágua e peru, isso será muito grave para a estratégia de dominação global da administração bush... A nicarágua pelo seu simbolismo de ser um "território conquistado ao marxismo", e o peru por se tratar de um dos maiores e mais influentes países da américa latina...

muitos cabelos se devem estar a arrancar em washginton e muitas acções subterrâneas devem estar agora a correr...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt