18 abril 2006

 

De pernas para o ar


Não é fácil usar a McDonald’s para promover uma alimentação variada ou a Philip Morris para informar sobre os malefícios do tabaco. Mas num sistema capitalista que se preze, tudo está virado do avesso e são precisamente estas duas empresas que agora fazem divulgação sobre cuidados de saúde.

A McDonald’s tem panfletos super-detalhados sobre o que consumir para ter uma alimentação equilibrada – quantas calorias por dia, quais os nutrientes e que tipo de alimentos. Para nos ajudar tem também uma tabela, completamente ilegível pelo seu detalhe (23 colunas por 115 linhas), que nos dá a ilusão de que é possível chegar a essa dieta ideal combinando Chicken Nuggets com Low Fat Ice Cream. Os vegetarianos é que estão tramados porque em pé de página vem o aviso de que até as saladas podem conter vestígios de animais (o que isto no diz sobre a higiene nas cozinhas McDonald’s!).

Ainda mais impressionante é a campanha publicitária da Philip Morris, que já nem tenta dizer bem dos cigarros. Nada de cowboys giros de cigarro na boca. Tudo o que anunciam é o seu website que contém dados sobre os riscos associados ao tabaco, informação para pais de adolescentes fumadores e para mulheres grávidas. O site não traz nada de novo, nem nada de especialmente chocante, antes pelo contrário, o que contém é bastante senso-comum. Mas tal como a tabela da McDonald’s, o site da Philip Morris não tenta informar, tenta antes passar a ideia de que a Philip Morris se preocupa connosco e que nela podemos confiar.

Já não se vendem bons e maus produtos. Vendem-se boas e más marcas. E num mundo de pernas para o ar, a McDonald’s e a Philip Morris são boas marcas. Só temos que esquecer aquilo que nos vendem.

Comments:
Em Portugal anda tudo um pouco mais atrasado. O McDonald's apenas faz campanha a garantir que os seus hamburgueres têm mesmo só carne.
 
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