07 março 2006

 

Três casos na vida de Sampaio


Das palhaçadas do PGR a outras inúmeras peripécias, muitos casos poderiam ter sido escolhidos. Escolhi estes três por os achar ilustrativos.

Os fogos
Uma das suas intervenções que mais me marcou e sintomática da sua (in)acção refere-se a um dos piores anos de fogos. Na altura, com várias casas queimadas e vários desalojados (não me recordo se houve mortos), Sampaio acusa os populares de não limparem o mato à sua volta. O representante máximo do país, país esse que se revelava completamente incapaz de prevenir e combater os fogos, responsabiliza o elo mais fraco, os populares. Descrédito 1 – Humanidade 0.

Santana Lopes
Inevitavelmente temos de abordar o caso Santana Lopes. O chamado uso da “bomba atómica” e o seu timing foram motivo de polémica. O Centro-Esquerda exigia a convocação imediata de eleições enquanto a Direita, no poder, dizia que não haveria razões para tal. Sampaio responde nim, propondo uma confiança condicionada à manutenção de determinados princípios. Apesar de Santana começar a dizer e a implementar um programa bastante diferente daquele para que Durão Barroso tinha sido eleito, a confiança condicional manteve-se, prolongando o suplício de Portugal por 5 meses de gags inacreditáveis. Só quando as élites económicas, principais apoiantes de Durão, chegam ao desespero é que Sampaio é forçado a convocar eleições antecipadas.

Canas de Senhorim
Apesar de não ter grande simpatia pela sua reivindicação de ser Concelho, tenho de o eleger como um dos casos mais caricatos. Os Canenses como resultado da sua luta conseguiram ser recebidos pelo Presidente que lhes garantiu mais do que uma vez a resolução dos seus problemas (a satisfação da sua reinvidicação). Aquando da aprovação pela Assembleia da República da elevação de algumas terras a concelho, Sampaio acaba por usar o seu poder de veto (numa das suas fugazes aparições...). Depois de mentir aos Canenses, acabou o seu mandato a brincar ao gato e ao rato. Faltando-lhe unicamente a visita ao Concelho de Nelas, Sampaio andou o tempo todo a fugir dos Canenses: a agenda era só fornecida em cima da hora, várias vezes já com os carros em movimento. Ridículo e lamentável!

Comments:
Os 10 anos de preocupação e baba e ranho acabaram. É um alívio. Mas o que nos espera infelizmente não é melhor.
 
spartakus:
se calhar não divergimos assim tanto. eu tenho profundo ódio pelo que estes senhores fazem do sector público. Nisto não sou fundamentalista e se não produz nada não tem razão de ser.

Acho é que poderiam fazer muito mais (e se há bastante a fazer) e são mal aproveitados. Quem já trabalhou no Estado sabe que não convém teres muita iniciativa que em muitos serviços és castigado.

De qualquer das formas acho que em Portugal trabalha-se muito, mas mal (Até o Cavaco o disse na sua tomada de posse). Culpados principais: péssimos líderes e incapaz organização do trabalho.
 
[...]De facto, o PR possui o poder de comprometer-se, primeiro, com a criação do Concelho de Canas de Senhorim e dar, depois, o dito por não dito aos seus habitantes.
De facto, o PR possui o poder, até, de promul­gar ou vetar os concelhos, entretanto aprova­dos pela Assembleia da República, consoante critérios, ainda hoje, incompreensíveis.

Acontece é que, por muitos poderes que um Presidente da República tenha, não há poder que consiga sobrepor-se, ainda, ao poder da vontade de um povo. Ou seja, à nossa determi­nação em lutar pela restauração do Concelho de Canas de Senhorim.

Carta Aberta do Povo de Canas de Senhorim ao E.xº Sr. Pres. da República
Blogue Município de cannas de senhorym

http://municipiocds.blogspot.com/
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt