09 março 2006

 

Timor continua a sangrar


O país mais pobre da Ásia continua a empobrecer de dia para dia. O relatório das Nações Unidas para o Desenvolvimento refere que 40% dos cerca de um milhão de habitantes de Timor Leste vive abaixo do nivel de pobreza, com menos de 0.46 euros por dia. O rendimento anual per capita é de 310 euros, 50% da população não tem acesso a água canalizada e perspectivas de emprego, que não na agricultura, não existem. Em cada 1000 bebés, 90 morrem antes de um ano de idade.

Face a esta grotesca realidade, os jornais apenas referem muito brevemente os 25 anos de ditadura duríssima que a Indonésia impôs a este minúsculo país. Sobre os quatro séculos de colonialização portuguesa faz-se silêncio. Só quando o país não tinha mais sangue para sangrar é que a ONU interveio. E só quando a ONU interveio é que se levantou a onda de solidariedade em Portugal, acompanhada por um oportunismo político poucas vezes antes visto.

Agora é a vez da Austrália tomar o lugar de soserano de Timor. Há quatro anos atrás tentou, sem sucesso, tomar o lugar que Portugal e a Indonésia detinham. Mas agora, com a saída dos muitíssimo bem pagos capacetes azuis e administradores internacionais, a Austrália assinou prontamente contractos churudos para explorar o gás natural e o petróleo timorenses. De um colonialismo para uma ditadura para um neocolonialismo - a liberdade para Timor está ainda por conquistar.

A foto foi retirada, sem autorização, mas com amizade, de outro blog.

Comments:
e como timor tem pouco poder de negociação, a negociação da partilha do petróleo fica para daqui a 50 anos...
 
Os australianos queriam manter o mesmo acordo com Timor que tinham antes com a Indonésia (esta dava-lhes a parte de leão para comprar credibilidade).

Os australianos têm feito de tudo, tentando corromper as elites timorenses. De sacos de dinheiro a frequências em faculdades (para os filhos), tudo tem sido utilizado. Só falta saber qual tem sido a resistência dos representantes deste povo resistente.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt