03 março 2006

 

Rendimento burguês


O dado não é novo, já foi várias vezes referido, mas é sempre chocante ver como a burguesia portuguesa conseguiu manter o resto da população na miséria. Os dados são do Eurostat, relativos a 2001 (cliquem na imagem para ampliar). Os 20% mais ricos de Portugal ganham 6,5 vezes mais do que os 20% mais pobres. Cruzando isto com os salários e o custo de vida em Portugal, surgem duas perguntas: alguém tem dúvidas relativamente ao sentido da evolução deste indicador desde 2001 até hoje? E porque é que ainda não emigrámos todos e deixámos esta burguesia a canibalizar-se?

Comments:
"E porque é que ainda não emigrámos todos e deixámos esta burguesia a canibalizar-se?"

E' exactamente para evitar cenarios desses que temos pelo mundo inteiro zelosas leis contra a emigracao...
 
Venho agradecer e retribuir a visita e o comentário no Atribulações.

Esta história da crise e do défice, que nos têm vendido nos últimos tempos, é só para alguns portugueses.

Estas estatísticas apenas nos ajudam a ver melhor o que por aqui se passa. A questão é que nós até já desconfiávamos que assim era.

Somos o país que somos ...
 
Cada vez esta sociedade se comporta mais e mais como uma sociedade altamente estratificada da América Latina. A erosão da classe média é particularmente grave, porque reduz a base de consumidores que alimenta a economia. E nada se faz para inverter este processo, sempre sob a ameaça da deslocalização do emprego e da perca de competitividade global... Receio que esta tendência não pare de se agravar...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt