07 março 2006

 

Pára ou o Mofaz Dispara


O ministro da defesa israelita ameaçou de forma directa o primeiro-ministro palestiniano de eliminação (reparem como o vocabulário é escolhido, ele não vai morrer, vai ser eliminado - o que de certa forma até será um termo mais adequado pois pela forma como Israel tem executado os líderes do Hamas pouco mais tem restado do que as ogivas dos mísseis), caso ataques terroristas a alvos israelitas não cessem (novamente a escolha do vocabulário, são ataques, não é uma resistência, e naturalmente são terroristas, pois afinal são os israelitas que vivem em terror, nas marginais das suas praias ladeadas de palmeiras, e nas ruas da baixa de Tel-Aviv, sempre que entram numa loja Gucci).

Voltando umas semanas atrás, temos o radical corte de fundos por parte de Israel para a Autoridade Palestiniana. Tratava-se de dinheiro em dívida, colocado em mãos israelitas por força do seu cerco à Palestina. Depois, todo o arsenal diplomático que Israel tem utilizado para isolar financeiramente a Palestina do resto do Mundo. E em terceiro lugar, a ameaça de morte sobre o seu líder político (desculpem, eliminação do líder de uma facção terrorista). Quais são exactamente os limites impostos a Israel? Sob que Direito Internacional terá este país de responder? Ou será que este conceito há muito deixou de existir? (curiosamente quase no momento em que nasceu, a história de Israel no Médio Oriente é comparável à Carta das Nações e desde o início as duas mostraram-se incompatíveis)

E o que mais assusta é a normalidade com que a notícia é aceite. Que a política de Israel tenha controle (até mesmo sobre a vida e a morte) absoluto sobre a política da Palestina, mascarada com uns cessar-fogos (não respeitados) e idas ocasionais à Casa Branca, já a maior parte de nós parece ter aprendido a aceitar. E quando o míssel rebentar, lá teremos um puxão de orelhas suave da ONU, um semblante mais carregado de uns quantos líderes europeus e Bush a acenar de longe com umas botas de cowboy. E o sequestro prossegue a sua marcha.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt