14 março 2006

 

Novo crime israelita


As forças militares israelitas atacam a prisão Cisjordana de Jerico. A prisão da autoridade palestiniana encerra o líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina, Ahmed Saadat. O líder militante é acusado por Israel do assassínio em 2001 do seu ministro do turismo, Rehavam Zeevi, um extremista de direita, acto cometido em retaliação pelo assassinato do anterior líder da FPLP, às mãos do estado sionista. Israel ataca o complexo prisional com o objectivo de raptar o prisioneiro, e entretanto já levou a vida a guardas prisionais, dos prisioneiros ainda nada sabemos. Zeevi recusa-se a abandonar a sua cela e a entregar-se a Israel, o desfecho adivinha-se trágico.

Como podemos esperar paz no médio oriente quando estes abusos se repetem impunemente? Israel não reconhece qualquer soberania aos palestinianos. O estado israelita de tanques e aviões em riste rapta e assassina sem mero esboço de justificação. Vergonhoso é que os observadores dos Estados Unidos e Reino Unido que por acordo deviam também vigiar a prisão, se ausentaram de imediato para que Israel faça a sua agressão sem testemunhas oficiais. Por dá cá aquela palha, os direitos dos palestinianos inscritos nos “acordos de paz” são prontamente violados.

A resposta só pode ser uma: Gaza incendiou-se e por todos os territórios ocupados os palestinianos levantam-se em revolta. Este é um povo que por mais agredido não se colhe, jamais se submete, de novo a Intifada!

Comments:
É um caso de estudo de boas práticas das democracias pelas terras do Médio Oriente.

Infelizmente, não escasseiam exemplos.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt