11 março 2006

 

Executaram Milosevic!


O interminável julgamento de Milosevic concluiu com a eliminação do réu. O que se sabe é que Milosevic sofria de tensão alta, padecimento comum e não particularmente temível para alguém com 64 anos. Sabe-se que Milosevic pediu repetidamente apoio médico, que recebeu condicionado. Sabe-se que Milosevic foi encontrado morto, esquecido na sua cela, horas depois de ter falecido. Foi executado pela negligência dos seus carcereiros, senão por gestos mais determinados (como sugeriu o seu advogado).

É bem-vinda a morte de um homem tão incomodo. Uma vez acusado, escolhido bode expiatório dos conflitos balcânicos da década passada, Milosevic não se recolheu na aceitação de um destino inevitável. Repetidamente, ouvimos dos salões de Haia como a NATO manipulou o conflito Kosovare, como castigou o povo sérvio, como recortou o mapa dos balcãs. Os justiceiros de Haia mal se esquivaram do embaraço, recorreram a silenciar Milosevic e negar-lhe defesa.

Espera-se na tradição liberal que ao julgamento se siga a execução da sentença, mas o poder está ainda a inventar a nova ordem internacional. Este é o precendente para o novo Direito, a execução que antecede o julgamento. Este último não se fará nas salas dos tribunais, com argumentos de defesa e acusação. Milosevic será julgado culpado pelos livros de história, escritos para esbater com justificação e normalidade o escândalo que é a sua morte. A defesa de Milosevic que é denuncia dos crimes da NATO, essa será esquecida dos registos.

Comments:
Viva,

As circunstâncias da sua morte parecem-me mal explicadas e a intervenção repetida dos russos para permitirem um tratamento adequado parece-me indicativa de que o seu estado já não devia ser nada bom.

Independentemente do que aconteceu - é algo à parte - Milosevic foi um dos muitos monstros que este mundo prioduz a uma velocidade aterradora.

Abraço,
 
Voces alinham precisamente com o que o post quer denunciar -- condenam o Milosevic mesmo antes de o julgarem! E as "provas" que tem contra ele sao certamente as que os maiores criminosos deste mundo (americanos, europa e NATO) nos ofereceram. Se o Milosevic e' um monstro ou nao so' cabe a um povo dize-lo -- ao povo jugoslavo!

Quanto 'a morte de um homem na prisao sob estas condicoes, isto e' um escandalo, que mais uma vez mais passar impune. O mesmo aconteceu recentemente com o Arafat.
 
Dolores,

Desculpa discordar. Não é o povo jugoslavo que tem que dizer se Milosevic era ou não um monstro. Num ponto tens razão, também não me cabe a mim. O tribunal de Haia parece-me o local ideal para o julgamento e o único senão é certos países estarem à margem deste tribunal.

Quanto à forma como morreu estamos de acordo. É inaceitável!

Bjs,
 
Milosevic foi um dos responsáveis da destruição da construção de uma utopia chamada Jugoslávia. A sua partida por si só não me deixa com pena. No entanto, não é isso que está em questão.

O problema central é que se culpou maioritariamente os Sérvios pela questão (ignorando o papel de diversos países da UE na desagregação da Jugoslávia e acicatamento da questão, inclusivé apoios de diversas formas), ilibou-se e apoiou-se outros criminosos(veja-se o caso de Franjo Tudjman). Uma vez mais o que estamos a discutir é a justiça dos vencedores de uma agressão militar.

Como sempre, a lei é para aplicar quando os mais fortes entendem, tendo também músculo para a efectivar. Neste contexto, Milosevic, embora não inocente, é mais um mártir de uma justiça parcial.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt