03 março 2006

 

Contra a taxa do Multibanco


Há uns diazitos registámos queixa à recente iniciativa parasita da banca em cobrar taxa sobre os levantamentos de Multibanco. Um dos nossos vizinhos, no blog oGrunho promove agora uma petição online de reclamação a esta medida e que AQUI divulgamos. A petição peca talvez por ser um pouco minimalista, mas n’ oGrunho oferecem-nos mais justificações que parecem adequadas.

A banca nacional goza de privilégios quase-nobiliárquicos. Sendo um dos negócios mais rentáveis no país nem por isso se digna a contribuir com o que deve ao Fisco ou a recompensar os seus cativos consumidores. Entretanto espera-nos uma sangria de taxas, juros altos e artimanhas semelhantes. Que o país seja pequeno e que os grupos económicos se coordenem em cartel para nos lixar não pode ser desculpa, há que fazer campanha e provar que do lado de consumidor também pode haver acção coordenada.

Comments:
Reconheço o laconismo da Petição... Foi uma opção intencional, porque o objectivo é depois de ter recolhido um número razoável de assinaturas enviar a petição a tantas instituições e associações bancárias quanto o possível, razão pela qual mantive o tom intencionalmente baixo e moderado (se fosse tão expressivo quanto quero, arriscava-me a que ignorassem a Petição).

Por exemplo... Fiquei tentado de citar ali o seu segundo parágrafo... Mas contive-me!
 
Pois, compreendo a reserva, mas pode sair o tiro pela culatra se as pessoas acharem que e' demasiado magro...
 
A banca é dos sectores mais rentáveis em Portugal. Não se justifica este aumento para garantirem um bom serviço ao cliente. Isto é somente mais um papa moedas para os cofres bancários, e o Zé povinho é que se ..... prefiro nem dizer.

Excelente blog, continuem.


http://www.oblogdanalga.blogspot.com/
 
No ano passado os Bancos lucraram milhões de euros!
Assinei também essa petição, e no meu blog http://r-oculta.blogspot.com tinha também escrito um tópico sobre o tema.
É injusto como os bancos nos roubam..

em 1º lugar, :
Já pagamos uma taxa anual pelo cartão de crédito, não tem logica pagar mais.
É apenas chupismo dos bancos.
O dinheiro que temos nas contas é virtual (apenas numeros), ele só se torna verdadeiro quando levantamos no balcão e recebemos notas.
Porque enquanto estiver no saldo ele é apenas virtual (números, dígitos). O banco empresta a uns clientes dinheiro de outros clientes, ou seja cobra juros de dinheiro que nem é DELE, é dos clientes.
Se todas as pessoas levantassem dinheiro ao mesmo tempo , o banco NÃO TERIA dinheiro suficiente,porque na realidade ele não tem o dinheiro de todos nós, o banco finge ter o dinheiro, ele tem apenas numeros virtuais, pois sabe que nós nunca usamos todo o dinheiro ao mesmo tempo.
Se eu tiver 700 euros na conta, eles sabem que é apenas um número virtual : 700 .
E que eu só vou gastando um pouquinho de cada vez, ou seja, eles têm muitos clientes mas o pessoal só de vez em quando usa uma percentagem desse dinheiro virtual.
veja mais aqui:
http://www.realidadeoculta.com/bancos.html

espero que a DECO impeça esse roubo, a DECO muitas vezes denuncia tais coisas e salvaguarda os nossos interesses, eu como associado da DECO já me safei de algumas situações.
A DECO por exemplo exigia á TELECOM que devolvesse $ aos portugueses, cobrado injustamente na "taxa de activação de chamada" sempre que se levanta o auscultador. a telecom não quiz devolver o $.
Mas a DECO fez com que eles "oferecessem" chamadas gratis ao domingo. (isto foi em 2004).
 
não cabe só à Deco impedir... cabe-nos a todos. Aproveito para dizer que deu entrada na Assembleia da república um Projecto de Lei que proíbe a aplicação de taxas em transacções ou operações através de MB, apresentado pelo PCP.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt