21 março 2006

 

Cães de guarda com pouco equipamento


Há pelo menos um partido preocupado com a insegurança dos nossos policiazinhos, os quais enfrentam “grandes dificuldades no cumprimento das suas missões, decorrentes de gritantes carências em matéria de instalações e equipamentos”. Assim, propõem a aprovação de uma Lei de Programação de Investimentos das Forças e Serviços de Segurança, de forma a racionalizar o investimento nesta área (p.e. evitando o pendor do reequipamento para missões no estrangeiro). Tal é noticiado no DN de 17 de Março.

O Porta-voz deste partido lembra a simpatia do ministro da Administração Interna, a jóia do António Costa, por uma lei deste género. Não tenho dúvidas que António Costa queira ver as polícias melhor equipadas. Para além do mais quando lhes dá ordem para matar. Esqueci-me de mencionar que o autor do projecto de lei referido é o Partido Comunista Português.

E assim vai a política em Portugal.

Comments:
Sera mais um maleficio dessa maxima do PCP de ser "comunista e patriotico"?
 
é o que faz a resposnabilidade. sinceramente, espero que arranjes um cantinho no mundo, onde possas ser uma tribo-de-um-homem-só e viver todo nu e essas cenas baris. assim, não precisarias de cão de guarda. sempre quero saber é o que vais fazer no dia em que precisares da polícia (talvez já tenha acontecido)... Nesse dia vais chamar-lhes cães de guarda?

A polícia cumpre um papel eminentemente social, ainda que a burguesia lhe atribua um carácter político. importa destruir o poder da burguesia, não a polícia. Forças armadas e policiais do povo e ao serviço do povo.

exemplo: a escola presta um dos maiores serviços de formatação de massas do capitalismo e da burguesia, no entanto, devemos defender a sua degradação, a falta de professores e contínuos, devemos defender que seja extinta ou transformada?

o que nos vale é que o tipo de pensamentos que aqui expuseste é tão raro na população quanto burgueses revolucionários.
 
desculpa, burgueses revolucionários, felizmente ainda há uns quantos. mas vale-nos que esse raciocínio não colha junto das classes trabalhadoras.
 
Se queres que te diga, a única vez que me extorquiram dinheiro foi à frente de dois polícias.

Após este parêntesis pessoal, são mais que relatados os roubos e inúmeras ilegalidades praticadas pela polícia de forma organizada ou apenas por alguns dos seus membros. Das drogas a pequenos roubos, acabando no actual tráfico e venda ilegal de armas exemplos não faltam.

Não sei a que polícias do povo te referes. Muitas vezes se queixa o povo é da polícia por diversas razões. Por outro lado, enquanto a maior parte dos sítios não é policiada, a embaixada do Reino Unido tem 3 polícias com metralhadores. Prioridades...

Percebo o teu desejo de um futuro melhor. Mas não percebo a tentativa de reformar o irreformável. Como se as polícias se estivessem melhor equipadas haveria mais segurança... Ao invés e no contexto actual (é aqui que deves analisar) só levaria a maior repressão nos bairros pobres, dos sem-tecto, dos desempregados e de todos os outros.

E não penses que partilho de uma certa tolerância perante os roubos diários que sofre o cidadão comum, nos transportes, nos bairros ou nas escolas. Mas a culpa é da sociedade de classes, não do pouco armamento da polícia.
 
compreendo o que dizes. no entanto, talvez te enganes com a imagem mais comum do polícia cagão que não faz nenhum, que vive da corrupção. há maus profissionais em todas as profissões. demos às polícias uma orientação de classe (como a constitucional) e condições dignas de trabalho, bem como de segurança e veremos se elas continuam a morder a mão de quem lhe dá de comer. também não sei, mas julgo que não podemos é deixar cair as nossas propostas no ridículo de serem próximas da extinção das polícias.

Por exemplo (não tratamos só de armas...): sabias que os agentes de trânsito da PSP que fazem o controlo nas brigadas movidas em motociclos são obrigados a usar botas da cavalaria? não têm sequer um blusão protector e os seus capacetes, na generalidade, não têm queixeira? não sei se andas de mota... mas isto é muito grave!
(só um exemplo -> existem muitos mais em que o reforço do equipamento policial não é o melhor armamento das Brigadas anti-motim e das Brigadas de Intervenção Rápida e se tivesses dado um olhinho ao projecto do pcp talvez soubesses que se refere principalmente aos polícias de giro que são obrigados a pagar as próprias balas e a usar armas que lhes podem explodir nas mãos, porque têm mais de 30 anos...
 
É óbvio que o vosso projecto abrange certamente outros aspectos. Confesso é que há muitas outras áreas a melhorar, inclusivé na segurança, em que o PCP utilizaria melhor o seu tempo. Reforço uma vez mais a polícia, nomeadamente a de giro, pouca ou nenhuma segurança pode dar no actual contexto. Inclusivé há quem diga que até pode fazer escalar o conflito (obrigar a usar formas de roubo mais violentas).

Quanto aos "polícias de giro que são obrigados a pagar as próprias balas e a usar armas que lhes podem explodir nas mãos" acho óptimo. Pagar as balas é um incentivo a disparar menos. Quanto às armas é o que alguns economistas chamariam externalidade. É um efeito ("secundário"/"colateral") decorrente de uma actividade que não tem a devida repercussão pelo preço. Um exemplo de uma externalidade negativa é a poluição de uma fábrica que deita mal-cheiro pela sua actividade. Por outro lado, podes viver ao pé de uma fábrica de bolos e o cheirinho te vir abraçar de manhãzinha. No caso das armas eu sugeriria que seria uma externalidade positiva...

abraço

samir
 
Nao ha justificacao progressista para armar a policia. Nem recorrendo aos longos arquivos do socialismo se encontra - a grande palavra de ordem desde a primeira internacional, sempre foi armar o proletariado e miliciar o proletariado; jamais armar a policia.

As propostas do PCP nesta materia partem tao somente de oportunismo sindical, na ilusao que sindicalizando a policia conseguem dividendos de luta politica em futuras lutas da CGTP. Sera plausivel? Sera plausivel ter a politica a lutar contras as leis e o poder quando a sua funcao social e' a defesa diaria dessas leis e desse poder? Pode servir mas so para uma politica menor, social democrata, casuista.

Mais um ponto, em nada menor. Balas e pistolas para que? Para disparar contra quem e com que justificacao? No dia a dia do policia portugues quem sao esses perigosos criminosos? Os ciganos? Os pobres da Amadora? Os protestantes que morrem com "balas de borracha atiradas para o ar"?
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt