26 fevereiro 2006

 

Sacudir a água do Capote


Nenhuma ideia tinha de Truman Capote ou do seu livro In Cold Blood (1966) antes de ver este filme. Assim qualquer comentário que tenha a oferecer sustenta-se nas impressões de duas horas de ficção cinematográfica. É a correspondência entre a ficção e o passado que quer representar, que surge como problemática deste filme (se filmes podem ter problemáticas uma vez concluídos). É a mesma problemática que assombra o género da novela não ficcional de que In Cold Blood é obra seminal. Capote conta o processo de redacção do livro, como o autor se envolveu com as personagens do crime para o escrever. In Cold Blood conta o crime como realidade objectiva colorida com os poderes do novelista. Ambas ambicionam o título de não ficção.

A não ficção cinematográfica constrói-se num crescendo de tensão entre Capote e o acusado Perry Smith. O último revela candidamente o seu passado ao novelista que em troca lhe fornece advogados e apelos à sentença de morte. Ao clímax do filme, quando Capote está prestes a concluir o seu livro revolucionário, uma conversa definitiva extrai “a verdade” sobre a noite do crime. Os motivos do assassino contudo, não elucidam, confundem, são os mesmos que se banalmente se esperam de monstros assassinos, uma decepção após duas horas de filme, e calculo muitas páginas de leitura. Quando finalmente termina o seu livro escrito no idílio da Costa Brava, Capote tenta esquecer os acusados porque precisa destes executados para publicar a obra.

É revoltante, embora o filme não o denuncie, que a estes homens tenha sido negada qualquer defesa contra o que Capote vende como não ficção, como objectividade. Será possível novelar o passado e manter objectividade? Escusando-se de analisar provas, ou argumentos, porque os acusados já estão executados e é assim matéria irrelevante, o livro de Capote pôde novelar como se a verdade fosse transparente. Acreditar nesta objectividade depende da confiança na voz do autor, que ele fale a verdade contra qualquer artifício novelista. Mas Capote é sem possível defesa um congénito mentiroso, que manipula os acusados, e lhes deseja a morte.

O filme como o livro, parece considerar irrelevante a questão se Perry Smith e Richard Hickock foram de facto os assassinos, ou que o justo castigo é a pena de morte. Mas esse seria o único tema objectivo, tudo o resto é imaginado. O filme, que se diz não ficcional, imagina o movimento das emoções de Capote na sua relação com os criminosos. O livro, que se diz não ficcional, imagina as emoções das personagens do crime. A novela não ficcional parece-me assim esconder-se da não ficção para fazer novela.

Comments:
olha aqui um link para um blog que talvez interesse. Sorry nao tem nada a ver com o post...

http://o-espectro.blogspot.com/
 
Referindo-me ao blog supracitado - que dois jeitosos!!!
 
Ate me admira que ainda naom tenhas ido às caixas de comentários metê-los na ordem!!! lol
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt