24 fevereiro 2006

 

O vírus liberal


Andando por outros fóruns, lendo e discutindo outros interesses, surge uma proposta de nacionalização da Kodak. Sim, essa, o gigante que veio dos EUA. A lógica parecia simples: com a revolução digital na fotografia, a empresa planeia abandonar por completo toda a produção relacionada com filme até 2008. Sendo a fotografia uma forma de arte, propunha-se que o governo dos EUA nacionalizasse as fábricas de produção de filme, papel fotográfico e químicos da Kodak, garantindo assim a continuação de uma arte, preservando milhares de postos de trabalho altamente qualificados e instalações de alta tecnologia (sim, o filme está fora de moda mas o seu fabrico actual exige alta tecnologia). Independentemente de se concordar ou não com a argumentação, o curioso foi ler as cerca de 90 (!) respostas à proposta. Enquanto uns procuravam contrariar a ideia com as lógicas do mercado, outros limitavam-se a repetir cegamente um conceito, e cito:

"Let them fall were they will, government intervention is not right."

Assim. Cegamente. Sem justificação, sem argumentação, sem dados ou fundamentação política. Parece uma doença, um vírus certamente - pela incrível capacidade que tem de resistir à argumentação - e que estabelece esta verdade absoluta e aparentemente inquestionável: governo não.

Comments:
Talvez seja so fe' cega. Mas tenho tb ouvido associado a declaracoes como aquela que reproduzes um logica de darwinismo social. As empresas tem que se provar na selva do capitalismo, se nao podem mais resistir ao novo contexto, tem que morrer. Esta e' a logica do capital, uma competicao de morte que justifica depois o que se impoe sobre os trabalhadores como inevitavel luta pela sobrevivencia...
 
giro...! AnarKismo versus LiberaLismo!
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt