14 fevereiro 2006

 

O amor nos tempos de cólera


Não são só os românticos que gostam do dia dos namorados, os vendedores também, especialmente os de postais, flores e chocolates. Só na Grã-Bretanha, gastam-se 2.4 mil milhões de libras no São Valentim (cerca de 3.5 mil milhões de euros).

151 milhões de libras em flores,
26 milhões em postais,
384 milhões em chocolates.

Lovely!

Comments:
o amor nos tempos de cólera tem também estranhas unidades de medida:

"quantas mais rosas me ofereces mais gostas de mim"
 
Fantástico !
 
Mas o amor não tem preço, não é isso que dizem??? Nota mesquinha: biliões em Unidades S.I. são 10x12, e milhar de milhão são 10x9. Biliões de libras parece-me algo exagerado, sabendo que o PIB português ronda os 125 mil milhões de euros...
 
Acho que a fonte foi inglesa e eles seguem a mesmas unidades que nos. A discrepancia pode ser porque o PIB refere a riqueza criada, a valor acrescentado (vendas - custos), e este valor refere-se a vendas simples.
 
Não, os ingleses seguem as medidas imperiais, libras/onças vs kg, pés/polegadas vs metro, etc. Foram eles que as criaram, e só são usadas nos sítios por onde passaram. A nota é mesquinha porque os ingleses, assim como os EUA, usam bilião para o que o S.I. designa de milhar de milhão, que eles não usam, passam do milhão parao bilião. Mas a conversa é um preciosismo, o sentido do post é óptimo e compreende-se.
 
So uma nota, o Amical tem razao, na Gra Bretanha um biliao e' milhao de milhao (12 zeros), tal como em Portugal. Nos EUA e' que um biliao e' milhar de milhao (9 zeros). Ve aqui:
http://www.mazes.com/numberingsystems.html#british

Os gastos sao mesmo um 2 com 12 zeros a frente! Retirei-os daqui:
http://www.brc.org.uk/details04.asp?id=856

Entretanto, ja mudaram um bocado (talvez porque os de ontem fossem uma estimacao?), mas o valor total e' muito semelhante.
 
Estamos sempre a aprender. Sempre pensei que os EUA tinham herdado a coisa do bilião dos ingleses. No entanto, no endereço com as estatísticas do dias dos namorados diz-se que cada um dos 25,2 milhões de ingleses que fazem compras neste dia gasta em média 92,5 libras. Fazendo as contas, dá um total de 2,331 mil milhões de libras. Portanto, o erro é do site que usa a numeração americana, dizendo "billion" onde devia ter dito "milliard". Estamos esclarecidos (custou mas foi...).
 
Corrigido! De bilioes para mil milhoes.
 
Os números são tantos que uma pessoa se perde. alguém me podia converter isso em Otas ou TGVs?

Seguindo a feminine, que me dizem a uma sondagem? Quantos dólares, libras, euros, Otas receberam vocês nesta altura?
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt