22 fevereiro 2006

 

Nuclear em Portugal


Estão loucos? Então e quando a ONU começar a cair-nos em cima, e os inspectores, e as sanções?!

Comments:
ah, mas o Sr. Patrick Monteiro de Barros toma conta da ocorrência. É ele o messias que nos vai livrar do mal da dependência energética!

Aleluia...
 
Para a semana vamos ter o Sócrates a negar o Holocausto, e já agora, todo o barbarismo dos nossos Descobrimentos...
 
levando a coisa a sério, acho que a possibilidade do nuclear vir para Portugal é até bastante elevada. Dependemos da energia externa em cerca de 80-90%, o preço do petróleo não vai baixar mais (li algures que a Arábia Saudita já há mais de dez anos que não actualiza os seus dados relativos às reservas de petróleo), o incumprimento do Protocolo de Quioto está-nos a custar os olhos da cara, e há muitos interesses em trazer a tecnologia para cá.

Mais umas aves-raras a quem já ouvi defenderem a fusão da Secretaria de Estado do Ambiente com a da Energia.

Ficamos à espera dos próximos episódios...
 
Estou com a mystique, com o preco do petroleo a subir, cada vez e' mais credivel a chegada do nuclear. Mas tb ja ouvi dizer que este tipo e' meio megalomano e especulador, sera o Caldeira da energia?
 
Ouvi alguém esta manhã a defender que a energia nuclear não ficaria mais barata em Portugal, comparativamente às fontes actuais (mas não explicava porquê). Portanto o consumidor não ganharia nada. Talvez uma maior independência energética, mas as minas de urânio da Urgeiriça estão desactivadas há uns 50 anos, e não creio serem económicamente viáveis. Não conheço os pormenores do nuclear, mas creio que contínuaríamos a importar a matéria-prima.
 
acrescenta ainda que o nuclear só serve para produzir electricidade. as nossas necessidades energéticas vão muito para além disso...
 
Não me tinha ocorrido essa... É verdade! Então a AEIOU vai deixar que Portugal mexa em Urânio?
 
P. Lumumba,

Que ideia absurda! Nós estamos na lista de países que pode ter energia nuclear! Afinal fizemos uma cimeira (nos Açores) só para adquirir este tipo de direitos, heheh!

Abraço,
 
Falando em Urânio, houve (ou vai haver?) uma concessão de prospecção (mineração?) de Urânio em Nisa... A Urgeiriça já deu o que tinha a dar - agora só mesmo para protestos em Canas de Senhorim e para problemas de infertilidade e leucemia na região - não tratem os resíduos das minas de Urânio não!

JPGaivota
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt