18 fevereiro 2006

 

Meio mundo de fome


O plano das Nações Unidas para reduzir para metade o número de pessoas que passa fome até 2015 falhou dramaticamente. Se os “avanços” que se têm feito continuarem ao ritmo actual, será preciso um século (em vez de 10 anos) para chegar ao objectivo proposto.

Segundo a Associação Americana para o Avanço da Ciência, em 2015 haverá mais 100 milhões de pessoas a passar fome, a juntar aos 850 milhões que existem hoje. Na África Subsariana, o número de pessoas malnutridas aumentou de 170 milhões para 203 milhões nos últimos dez anos. E desde o início dos anos 80 que o número de crianças mortas à fome não diminui: dez por minuto, 6 milhões por ano. Isto sem falar do agravamento da pobreza, iliteracia e doenças associadas à fome. Julga-se que dois mil milhões de pessoas sofrem de “fome escondida” ou desnutrição: apesar de não sofrerem de malnutrição técnica, a sua dieta é extremamente pobre e não inclui nutrientes vitais. Mulheres e crianças são particularmente atingidas, por exemplo, 140 milhões de crianças vivem no limiar da cegueira por falta de vitamina A.

Comments:
Bom dia entao. Voces aqui no Bitoque escrevem muito sobre a necessidade de agir. Ora aqui está algo sobre o qual se pode agir pessoalmente com relativa facilidade. Recomendo: http://www.conserveafrica.org.uk/membership.html
 
daviduskas,

a tua sugestão é simpática mas e se em vez de questionarmos a situação ambiental em África como fonte de todos os males, principalmente da pobreza, questionássemos os interesses dos países desenvolvidos em causar essa degradação ambiental pois é dela que se alimentam?

e se questionássemos as políticas económicas dos países ricos que, por um lado, desmantelam o tecido produtivo dos países africanos, conduzindo à pobreza e às imagens horríveis que nos chegaram de Marrocos, e por outro financiam projectos de "desenvolvimento" questionáveis?

agir sim, mas é preciso definir prioridades primeiro.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt