25 fevereiro 2006

 

Loving county, Texas


Loving County é um distrito deserto no meio do Texas. Tão deserto que não tem sistema de água, nem banco, nem médico ou hospital ou cemitério. Mas tem um café (aberto de manhã), um posto de correio, uma estação de gasolina e um tribunal. O nome da terra é uma homenagem a Oliver Loving, um cowboy que foi morto por índios por altura da guerra civil americana. Loving County pode ser um distrito deserto, mas não escapa a historia! Três dos seus jovens combateram no Iraque e a terra recebeu 30 mil dólares do governo para melhorar o sistema de rádio, na luta contra o terrorismo.

A capital é uma cidade pacata, mas ainda assim, o xerife Hopper, ex-técnico de armas nucleares da força aérea, faz patrulhas diárias acompanhado de duas caçadeiras e uma AK-47. O diligente xerife confessa que a sua maior dor de cabeça é arranjar doze jurados que não tenham relações familiares com o réu. O xerife ganhou o mandato contra o filho do anterior xerife, numas eleições em que acabaram empatados, 41-41, mas que venceu na segunda volta por 51-38. É um exemplo da democracia à Americana, sendo que o total da população é de 52, de acordo com os últimos censos, ou de 71 segundo o próprio xerife!

Comments:
sorry, mas não resisto:

loving county fica na extremidade oeste do Texas, fazendo fronteira com o Novo México. Tem duas particularidades: uma é ser o condado menos populoso dos EU (não é só pacato ou deserto); daí a sua 2a particularidade: por ter o colégio eleitoral mais pequeno dos EU, é o que em teoria mais facilmente atrai 'golpistas'.
Há pouco tempo, uma 'facção libertária' tentou um golpe palacial no condado com um programa de legalização de poligamia, incesto etc (so the sheriff claims...). Como o fariam? Comprando propriedade (pelo ebay!) no condado e mudando para aí a morada de voto. Em teoria, seria uma jogada perfeitamente legal e relativamente fácil de concretizar: estamos a falar de um grupo de 70 (?) eleitores.

E se é para dar a 'picture toda' da 'democracia à americana', podias também ter referido o facto de só haver um partido (democratas e republicanos são em loving county todos democratas), de assistirem aos comícios uns dos outros, de apesar de ter uma só bomba de gasolina tem vários poços de petróleo a bombar etc. Ou então referias a fonte e cada um faria a sua leitura.

A 'democracia à americana' pode ser muitas coisas, mas é necessariamente mais complicada e divertida do que aquilo que estamos dispostos a achar.
Até logo,
Nongoloza
 
Nongoloza,
Citar a fonte para que, se claramente todos lemos o NYtimes?
Agredecida pela provocacao, beijinhos...
 
Estou a ver que o nongoloza tem um gosto especial pela "geografia".
:)

Abraço

Samir
 
acontece a todos, Samir: vale da pinta ontem, loving county hoje!

Um abraço para ti também,
Nongoloza
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt