24 fevereiro 2006

 

Kilas, o mau da fita


Ontem, a RTP 1 exibiu o fabuloso filme “Kilas, o mau da fita”. Filmado em 1978/1979 pelo realizador José Fonseca e Costa e com argumento de Fonseca e Costa e Sérgio Godinho, juntou um elenco de luxo: Mário Viegas, Lia Gama, Luís Lello, Lima Duarte, Milú, Paula Guedes, Adelaide Ferreira, entre outros. Com muito boa música, só peca por um som pavoroso, característica comum a muitos filmes portugueses.

Gosto de cinema e foi a primeira vez que o vi. Que pena que a RTP não aproveite melhor estas pérolas caseiras. Mas compreende-se porque foi um filme incómodo durante tanto tempo.

Em resumo resumido, o filme relata a história de Kilas (um fantástico Mário Viegas, que saudades…), um chefe de pequenos meliantes, que é contratado no maior secretismo por um “Major” (Lima Duarte) para vigiar uns “comunas”. Quando eles verificassem a permanência de todos as pessoas de uma lista (identificadas por fotografias), Kilas deveria telefonar para determinado contacto. Tal originou uma explosão por uma bomba colocada pelo Major e seus biltres. À posterior recusa de Kilas em continuar a colaborar, o seu lugar-tenente sobe na hierarquia. É o diálogo entre este, Tereno, e o Major que eu transcrevo a seguir (perdoem-me os erros e simplificações, mas foi só de ouvido):

(…)
Major – “O povo recusou os totalitarismos, de direita e de esquerda. Em vez deles preferiu a liberdade.”
Tereno – “Mas o meu major é a favor desta coisa dos votos? E se ganharem os comunas?”
Major – “Mas isso é contrário à democracia. Se eles ganharem a gente rebenta com eles.“
(…)

Comments:
grandes textos! Grandes intérpretes! grande som!(?)Grande filme! Foi tão bom que teve uma enchente do caneco durante meses.
O IAC assustou-se e nunca mais financiou filmes assim!
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt