06 fevereiro 2006

 

Impressionante...


OPA: Sonae oferece 9,5 euros por acção da PT

Aguardo curiosamente pelo desenrolar desta história.

Comments:
Desculpe lá Mbeki, mas, para a malta que pouco ou nada percebe de economia, como eu, podia trocar isto por miúdos?

O Belmiro lançou uma operação de aquisição da PT e vai ficar com maioria das acções? Assim sendo, está preocupado com o facto de a PT deixar de estar sobre o controlo do estado? É o valor que o Belmiro oferece pelas acções que o chateia?

Ajude lá a malta como eu a perceber melhor isto.

Saudações
 
Acho que a questao central esta na consolidacao da holding SONAE na economia portuguesa. A PT e', a par talvez com a EDP e a GALP, o maior piteu da economia portuguesa. A PT tem uma posicao maioritaria/monopolista no mercado das comunicacoes de que o grupo SONAE so' pode abusar. O controlo estatal em certa medida era travao para abusos monopolistas porque no final podia ser imputada responsabilidade politica ao Estado. Assim que o governo anunciou o abandono das golden shares, as bolsas perceberam de imediato esta mensagem e as cotacoes subiram, subiram, subiram...
 
O Cabral já disse tudo. Eu também pouco percebo de economia, mas parece-me a mim que esta concentração do sector só vai ser boa para o Belmiro mesmo. A supostamente milagrosa concorrência vai ficar ainda mais reduzida, já que a Optimus vai deixar de concorrer com a TMN e com a PT nos clientes residenciais (podemos discutir se havia concorrência anteriormente, mas isso é outra história). A Sonae já tem o Público, o Clix, e a Optimus, vai ficar com a TMN, a TVCabo e Netcabo, Lusomundo (DN, TSF, etc...) É a concentração do capital, tudo nas mãos de uns poucos...O Berlusconi português...
 
Agora ja percebi. Grato. O Berlusconi, ainda nao, talvez o Rupert Murdoch portugues....
 
Mas não confiam no Belmiro?! Tststststs...
 
Um leigo pergunta: se as acções subiram exponencialmente com o anúncio do fim da golden share do estado, porquê uma OPA nesta altura? Será um bom momento para comprar?
 
A OPA e' feita muitas vezes abaixo do valor de mercado porque tem a vantagem de uma liquidade imediata e elevada para os accionistas. O valor oferecido, nao verifiquei, mas deve ser abaixo do valor de cotacao accionista. O problema de esperar mais tempo e' que as accoes nao vao descer tao cedo, alias devem subir com a especulacao de quem vai tomar conta da companhia. E' adquirido que um grupo nacional ou estrangeiro mais cedo ou mais tarde tome conta da PT, e' um tesouro 'a espera de ser colhido.
 
desculpem lá as explicações de graça, mas se é a PT é um tesouro tão valioso, como se explica que seja capital nacional a avançar na OPA? E que margem para expansão terá o mercado das comunicações em Portugal? O que eu quero dizer, no fundo, é: será este um negócio que promete grandes mais-valias (dando de barato aquilo que A.Cabral avançou, ou seja, um gigantesco grupo economico com importantes activos)?
 
Promete mais valias na medida em que permitir consolidar uma posicao monopolista nas telecomunicacoes, e a SONAE nesses termos esta ja em boa posicao (Clix, Optimus)... Nao e' so' podendo precar como monopolista mas tb ao nivel dos custos, desempregar aqueles que fazem o mesmo na Optimus e na TMN, ou usar infraestrutura da PT para uma rede comum.
Quanto a ser capital nacional, nao sabemos ainda os detalhes, e' possivel que para financiar a OPA hajam parcerias. Como tb ainda nao sabemos que algum grupo estrangeiro nao vai ainda licitar. A SONAE entrou nisto muito, muito cedo.
 
o amílcar deu parte da resposta ("na medida em que permitir consolidar uma posicao monopolista nas telecomunicacões").

Por outro lado, há a questão das golden shares. Estas atribuem um poder decisivo ao Estado na administração da PT, apesar de ter poucas acções. Com o fim anunciado das golden shares, o negócio é apetitoso. Por enquanto, as golden shares ainda estão em vigor e a acordância do Estado é fundamental. Creio que é nesta antecipação que joga o Belmiro com a desculpa que é Português. O governo parece que está em contactos há mais de dois meses.

Só me faz lembrar experiências passadas com o Chapallimaud (que a terra lhe seja pesada)...

PS - creio que a lusomundo foi vendida à Olivedesportos. Pelo menos parte...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt