23 fevereiro 2006

 

Corrupção no poder local


Na continuação da polémica troca dos terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer entre a Bragaparques e a Câmara Municipal de Lisboa de Santana Lopes surgiu mais um desenvolvimento. Um dos responsáveis da Bragaparques terá oferecido 200 mil euros ao actual vereador José Sá Fernandes para que este retirasse a queixa no tribunal e afirmasse que o projecto era bom para Lisboa. No entanto, este e o irmão, o advogado Ricardo Sá Fernandes pelo qual a Bragaparques tentou usar como intermediário, meteram a polícia ao barulho, resultando em gravações de diferentes conversas.

O que espanta neste caso não é o acto em si, que é muito comum, mas o à vontade com que se tenta corromper mais um político. Nas últimas eleições autárquicas tentou-se personificar o “eixo do mal” em quatro candidatos “independentes”, a saber Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres – dos quais se destaca este último, quer por ser o único condenado, quer por fortes suspeitas de assassinatos. Os Partidos que durante tantos anos apoiaram estes candidatos demarcaram-se deles (à excepção do PP que manteve uma posição ambígua relativamente a Ferreira Torres) para fingir mostrar uma atitude inflexível face à corrupção. Os quatro acabaram por ser usados como exemplo, tal como Vale e Azevedo e os outros poucos condenados de colarinho branco. Não é que não acredite que sejam culpados, muito provavelmente o serão de todos e mais alguns crimes. A questão é que se desvia a atenção dos comportamentos abusivos e inaceitáveis de numerosos autarcas – mesmo sem contar com algumas irregularidades necessárias face à pouca operacionalidade de certas leis. O (des)ordenamento do território é talvez a maior prova disso mesmo.

O caso da denúncia de José Sá Fernandes vem desvendar mais alguns dados interessantes. Qual é o responsável de uma empresa que age sem conhecimento dos outros responsáveis, nomeadamente envolvendo estas quantias? Se havia 40 mil contos para Sá Fernandes quanto terá havido para outros...



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt