21 fevereiro 2006

 

As barbas do terror


Michael Winterbottom é o realizador sensação da cinematografia inglesa. Há pouco mais de um ano fez escândalo com 9 Songs que visitava os limites do respeitável para roçar no pornográfico. Seguiu-se Cock and Bull Story, um filme sobre fazer um filme, inspirado num livro sobre escrever um livro, que não se deve traduzir bem além das ilhas britânicas. O seu trabalho mais recente é televisivo, The Road to Guantanamo, narrando o sequestro de três britânicos, Tipton Three, o seu transporte para o campo de tortura de Guantanamo e o relato do seu pesadelo de dois anos.

Regressava o notável realizador com o elenco do seu filme, após exibição honrosa do mesmo no Festival de Cinema de Berlim, quando o grupo é retido pela polícia no aeroporto de Luton, nos arredores de Londres. Evocando as novas leis anti-terrorismo, os actores do filme foram detidos e brevemente questionados. Tardiamente perceberam as sempre alertas autoridades que o caso podia desembocar em embaraço. Entretanto já haviam prometido a um dos actores detê-lo por 48 horas sem direito a advogado, prontamente apreendendo o seu telemóvel.

Teria piada se não fosse esta já ocorrência banal, como depois garantiu a policia, que inocentes sejam tomados como suspeitos ou culpados por brandir uma barba ou uma túnica.

Comments:
A intencionalidade da provocação pela políca é impressionante:

"One of the actors, Rizwan Ahmed, said a police officer asked him if he intended to make any more "political" films. "
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt