13 janeiro 2006

 

O poder na net


Uma das presunções do pensamento radical contemporâneo é que a internet é democrática. Formalmente a afirmação não é falsa, mas o formal raramente conta a estória, e a embalagem sufoca o que mais importa.

A blogosfera é certamente de livre acesso, não se questiona o uso a ser dado ao blog ou a identidade do blogger quando se lhe concede o privilégio da palavra. Mas o livre acesso não é nem fácil acesso, nem acesso democrático. Construir um blog tem as suas dificuldades técnico-económicas: o acesso à Internet permanece um luxo em Portugal; e mesmo o mais simples html pode ser demasiado assombroso para a maioria. E depois há que divulgar o blog, há que vê-lo lido, e essa é a tarefa mais difícil. Qualquer um pode panfletar uma rua obscura com fotocópias tiradas na hora de almoço, qualquer um pode escrever um blog, mas os quaisquer serão como sempre ignorados. Democracia só é poder popular quando o povo tiver a voz ouvida.

Fala-se tanto em redes e como estas redes que se formam na net e nas sociedades civis, não respeitam as hierarquias de autoridade tradicionais. Mas o exemplo da blogosfera corre no sentido oposto, os blogs mais lidos (ainda que muito mal lidos e muito mal comentados) são os dos ilustres, tanto à ultra-direita como à esquerda PS. As redes existem (este blog é sustentado por uma rede desse género), mas estas são ainda corruptíveis pelo império da autoridade tradicional: os blogs publicitados nos jornais, ou nas listagens reputadas da net são sempre os dos mesmos.

O momento radical está por construir, a comunidade está por vir. Temos que inventar novos meios para construir solidariedades, e democratizar a rede.

Comments:
O "canto aberto" foi criado com esse intuito.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt