30 janeiro 2006

 

O nosso Estado Providência


Recordo umas longínquas aulas de Política Social na faculdade, onde fui apresentado ao “Modelo Social Latino”. A génese deste conceito bestial reside na realização de que a teoria dos Estados Providência, na formulação canónica de Esping Andersen, não acomoda as nações do mediterrâneo ocidental. Estas nações não são agrupáveis nem no modelo anglo-saxónico, nem no continental, menos ainda no escandinavo. Eis que os Professores de Politica Social, de Portugal a Itália, enfrentam um terrífico problema: como participar no debate académico sendo que as nações que estudam não têm programas de segurança social de cobertura universal? Como a genialidade humana em face da adversidade não tem fim, conjurou-se uma nova categoria. O “Estado Providência Latino” caracteriza-se primeiro pela nula intervenção do Estado!A segunda característica essencial, é que a rede mínima de Segurança Social fica a cargo das famílias, que substituem o Estado Social, pagando pela educação, saúde e velhice.

Não é bestial esta pirueta? O Estado Providência Latino é a Providência sem Estado, e pelo andar da coisa será em breve também Providência sem Providência.

O governo da República, que tem detalhado conhecimento teórico sobre a natureza dos Estados Providência, anunciou que vai legislar contribuições obrigatórias que os filhos passarão a dever aos seus pais idosos. Finalmente, vamos ter um Estado Social! O que antes era uma imposição do desespero passará a imposição de lei, para bem da redução da incerteza e da injustiça - é a isto que alguns parvos chamam civilização e o JN chama revolucionário. Entretanto, a miséria é que indiferente, fica na mesma.

Comments:
Amigo

Já divulguei a informação que me deu ao eleitorado de Bragança. Com a devida vénia à sua pessoa na caixa de comentários.

Um seu criado, Picasso
 
E' bem, picas!
 
Olha, tou aqui a ter uma discussao viva com um tipo sobre topicos que te interessam. Nao queres la ir e dar a tua visao, que, embora muito diferente da minha, me parece mais moderada e sabedora do que a dele?
Nao me casques muito, ve la, porra.

http://fizhog.wordpress.com/2006/01/29/sanity-at-last-uk-and-us-stand-divided/#comments
 
Esse anúncio vem no seguimento da medida anunciada de um suplemento para os velhinhos ultra-pobres com mais de 80 anos, uma das propostas eleitorais do PS. Na altura esqueceram-se de dizer que era exclusivamente para os ultra-pobres e que iriam verificar as posses dos filhos!! Algures no bitoque haverá um texto meu sobre isso.

À indignação das pessoas por mais uma política de mentira e de miséria saíram-se com esta "obrigação" dos filhos.

Os velhos esses já têm a sorte traçada. Continuam dependentes de apenas deles ou com sorte de alguns bons familiares. Infelizmente, este é o meu país que continua a abandonar os velhotes nos hospitais, especialmente em altura de férias e feriados. Os meus relatos são de hospitais públicos quie por enquanto ainda não os põem na rua.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt