26 janeiro 2006

 

Coelho, o Caçador


Foi nomeado Carlos Coelho (eurodeputado do PSD) para presidir a uma comissão temporária do Parlamento Europeu que investigue as alegações de prática de tortura e da existência de prisões da CIA na Europa. Um dos pontos altos do seu currículo inigualável (preencheu uns lugares que ficaram vagos por aqui e por ali, colaborou com Manuela Ferreira Leite naquele extraordinário Ministério da Educação e escreveu uns quantos livros com a palavra "Europa" no título), presidiu já à comissão que investigou o caso Echelon. O sistema Echelon é um sistema de vigilância por satélite que permite aos EUA, na prática, aceder a todo o tipo de informação não encriptada no Mundo. Tudo desde telefonemas a e-mailes, se quiserem até apanham a Sport TV de graça.

Dei-me ao trabalho de ler as conclusões do relatório. Aparentemente a legislação de protecção de dados na Europa não serve para proteger os cidadãos individuais de tal coisa pois " a protecção dos cidadãos da UE depende da situação jurídica observada nos Estados-Membros, sendo consideráveis as diferenças registadas". Quanto a espionagem económica, não existem provas de tal, mas igualmente nada impede que aconteça. Boa. Na secção seguinte encontra-se a solução para o problema:

"São em número suficiente os sistemas de encriptação seguros existentes a preços módicos no mercado europeu. Também as pessoas singulares devem ser incentivadas à encriptação do respectivo correio electrónico, uma vez que um correio não criptado equivale a uma carta sem envelope. Na Internet, encontram-se sistemas relativamente conviviais, postos à disposição de todas as pessoas, por vezes mesmo gratuitamente."

A responsabilidade de se proteger passa a ser do indivíduo... sim senhor, acho que o inquérito está em boas mãos...

Comments:
Sem desfazer o texto, o titulo e' genial! Palminhas!
 
Essa criatura, cujo apelido deriva -- e muito bem -- de uma alcunha, foi Secretário, ou Subsecretário de Estado da Educação (!), sem ainda ser licenciado (!) no tempo do Grande Timoneiro Aníbal Cavaco Silva. Parece que continua a ser um génio, cof, cof, cof...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt