08 dezembro 2005

 

Pinter: Blair criminoso de guerra


No seu discurso Nobel, Pinter apela para que Tony Blair seja acusado e julgado pelo Tribunal Internacional por crimes de guerra. O Reino Unido, ao contrário dos EUA, rectificou o tratado que instituiu o Tribunal, portanto a possibilidade legal existe. No Reino Unido, o mais sério esforço para a acusação de Blair vem da organização Action Against War, previamente Legal Action Against War. Internacionalmente, colectivos de vários países, incluindo um Português, redigiram um detalhado documento de acusação e encenaram uma audiência onde Bush e Blair foram julgados em absentia.

Por baixo do verniz de chefe de estado, dos discursos estudados ao detalhe, Bush e Blair são vilões genocidas. Uma das petições do Action Against War destina-se a recolher assinaturas fora do Reino Unido, a ser entregue nas embaixadas britânicas. E as conclusões do World Tribunal on Iraq merecem difusão mais extensa. Não podemos permitir que os crimes Americanos e Britânicos sejam esquecidos. É preciso dar-lhes um fim combatendo o hipócrita discurso de justiça com que Bush e Blair mentem justificações para as suas guerras.

Comments:
Hoje foi entregue uma peticao acusando Blair e Bush de crimes de guerra no Iraque. Entre os signatarios consta Pinter, Tony Benn e Richard Dawkins, respeitados intelectuais britanicos.
 
"Por baixo do verniz de chefe de estado, dos discursos estudados ao detalhe, Bush e Blair são vilões genocidas." Não podia estar mais de acordo... Estes senhores são criminiosos da pior espécie, sistematicamente violam os direitos internacionais, mentem ao mundo e incrivelmente (ou não...) saem impunes

Continue o bom trabalho, A. Cabral... E obrigado pelo seu comentário no blog O Quarto Poder ;)
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
A peticao foi entregue em antecipacao de uma conferencia que se realiza este fim de semana em Londres. Nao e esta uma tentativa de auto-promocao por umas tantas personagens da vida cultural britanica. Nao e' um Live Aid para vender discos, ou coisa semelhante... Os sinais sao de que se quer genuinamente um movimento aberto e vasto.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Duvidosa que seja a nocao, e' um catalogo conveniente para designar aqueles que estao no mainstream cultural. Pinter e' dramaturgo influente. Benn e' biografo e advogado conhecido da social democracia trabalhista. Dawkins e' um escritor de ciencia popular e o muito nomeado defensor do Darwinismo. Nao e' elogioso, e' descritivo.
 
Percebi mal...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt