09 dezembro 2005

 

Os Raptos da CIA


Recentemente veio a lume a prática pela CIA de transferências secretas de suspeitos para prisões em países terceiros. A Amnistia Internacional denunciou que entre Setembro de 2001 e Setembro de 2005 mais de 800 voos sobrevoaram o espaço aéreo da UE com esse intuito. Para além do mais, algumas dessas prisões situar-se-iam em solo de alguns dos novos países aderentes. A UE decidiu investigar o assunto e questionar oficialmente os EUA.

Depois de um período inicial de silêncio, os EUA, país que se arroga o direito constitucional de intervir noutros países quando os seus interesses estão em causa, responderam pela Secretária de Estado Condoleeza Rice. Esta (sim, a mesma que deu o nome a um petroleiro...) sustentou que estas transferências seriam legais à luz do Direito Internacional. Acenando uma vez mais com a ameaça terrorista advertiu que “antes do próximo ataque [terrorista], devemos todos reflectir sobre as escolhas difíceis com que estão confrontados os governos democráticos”.

Segundo Rice a transferência de suspeitos para prisões em países terceiros é essencial na guerra contra o terrorismo, bem como o secretismo dessas operações. Isto mais parece uma reedição das mentiras sobre as armas de destruição massiva, no Iraque: Bush mostra as provas atrás de portas; líderes europeus garantem a sua veracidade - lembram-se das ”provas” vistas por José Manuel Barroso, então Durão Barroso? Onde estão elas?

Rice sossega ainda os povos europeus e recorda a algumas virgens ofendidas nos seus governos que esta prática é levada a cabo pelos sucessivos governos dos EUA há décadas e em cooperação com os seus aliados. Não temamos pois estas actividades não só são concerteza efectuadas com muito “profissionalismo” e com a “experiência” acumulada ao longo dos anos*, como também têm tido a complacência e participação de outros governos, incluindo muitos Europeus.

Num último esforço de sanar divergências, Rice acaba de proibir os funcionários dos EUA de torturar os prisioneiros, o que pressupõe que até agora tinham carta branca para o fazer. E quanto aos funcionários de países amigos, desempenharão estas funções por eles? Mas ainda alguém acredita na Administração Bush?

Estes líderes norte-americanos e europeus já repetidamente mostraram que são mentirosos e manipuladores. Se a Admnistração Bush se destaca naturalmente pela sua longa lista de velhacarias conseguida em tão pouco tempo, que dizer da hipócrita e colaboracionista atitude de inúmeros governos Europeus, incluindo o Português? Estas transferências não têm outro nome que não rapto, e todo e qualquer membro de governo que participe ou feche os olhos deve ser acusado e julgado por tal. Palpita-me que nós já devemos ter uma lista razoável de potenciais arguidos, incluindo o nosso saudoso Paulo Portas.

* Segundo o The Guardian, os raptos terão começado no tempo de Ronald Reagan com os raptados a serem levados para os EUA para julgamento. Com Clinton e o “terrorismo islamita” terá começado a prática de transferência para países terceiros de forma a manter o secretismo. Durante este tempo há relatos de torturas, desaparecimentos e execuções. Depois da revisão desta directiva pela Admnistração Bush e do 11 de Setembro o número de raptos terá disparado.

Comments:
Bem... mais palavras para quê? Já foi tudo dito neste post... realmente excelente... subscrevo todas as suas palavras e ideias...

Um abraço e continuem o bom trabalho
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt