12 dezembro 2005

 

O texto que não chegou a ser


Dediquei-me no fim-de-semana a uma busca na Internet sobre o caso Jean Charles de Menezes (morto no metro de Londres por polícia anti-terrorista "por engano") e a escrever um texto, o qual apaguei. Desmotivei-me com a falta de interesse no caso, na forma como 50-50 se apanhava com relatos ultrapassados e recentes, com versões iniciais e corrigidas. E mesmo as filmagens CCTV que chegaram a ser divulgadas pela BBC, as quais provam como a polícia mentiu no relatório oficial, surgem agora apenas em obscuros sites com os contornos próximos a teoria de conspiração. Toda a informação está agora amontoada em caixotes no poço da Internet.

Jean Charles de Menezes vestia nesse dia um casaco de ganga, nenhum casaco de Inverno. Nunca chegou a ser abordado pela polícia antes de entrar no metro e nunca fugiu dos agentes policiais que o mataram. Nas investigações surgem relatos desses agentes em que se afirma, Jean terá sido chamado pelos agentes, levantando-se do seu lugar e virando-se na direccão dos mesmos (ao contrário do que o Sir Ian Blair afirmou). Nunca saltou nenhumas barreiras no metro, em vez disso entrou na estação a passo, apanhou um jornal de distribuição grátis e desceu as escadas. 2 minutos depois tinha sido atingido por 7 balas a queima-roupa na cabeça, uma no ombro e outras três teriam falhado o alvo.

No fundo sentia que ia acabar por apenas pôr mais um papel no caixote. Eu lembro-me do dia em que ele morreu, lembro-me do que eles disseram, lembro-me do que saiu semanas mais tarde. No entanto, apenas pareceu ser um tema realmente importante quando entrou embalada com a euforia de mais ataques suicidas, tiroteios no metro e cabeçalhos que tal. Agora que seria altura de recolher os pedaços e escrever a história como ela realmente se passou, já ninguém parece interessado.


Comments:
calma que a história ainda não acabou. tenhamos paciência e esperança no jornalismo investigativo inglês. ainda muita bosta se há-de saber, a começar pelo suicidio do david kelly....
mombassa.kid@gmail.com
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt