11 dezembro 2005

 

Nobel (1) Economistas de guerra


O prémio Nobel da Economia deste ano foi atribuído a Robert J. Aumann e Thomas C. Schelling, respectivamente da Universidade de Jerusalém e da Universidade de Maryland. A merecida ciência destes senhores é o estudo de situações de conflito militar através da teoria dos jogos - braço de matemática aplicada que informa investigação nas ciências sociais, politicas e biológicas. No anúncio do comité Nobel, Schelling é elogiado por ter mostrado que “the capability to retaliate can be more useful than the ability to resist an attack, and that uncertain retaliation is more credible and more efficient than certain retaliation.” A consequência destas “descobertas” é justificar a política externa americana do Vietname ao Iraque, e o militarismo zionista da retaliação proporcional. Aliás, Aumann criticou a recente decisão de despovoar os colonatos de Gaza como um sancionar do bombistas-suicidas palestinos, e como insensato dado o saber da teoria dos jogos.

A par com um Nobel da Literatura que denuncia os crimes dos EUA, vem um Nobel que dá como cientifica a politica externa ianque. A concluir o anúncio do Nobel da Economia à advocacia de fazer guerra sem regra e sem lei, a tantas vezes repetida mentira: “These insights have proven to be of great relevance for conflict resolution and efforts to avoid war.“ Como no 1984 de George Orwell, querem nos convencer que a “guerra é paz.”

Comments:
É a política do medo. Eu tenho poder para retaliar, e sou mais eficaz se retaliar onde bem me der na bolha, sem avisar. Por isso, tenham medo e obedeçam às necessidades do meu imperialismo. Depois do Afeganistão e do Iraque, eu aposto no Irão...Vamos montar uma sondagem?
 
Eu estou entre o Irao e a Siria. Mas os ultimos sinais sao de facto mais para o Irao.

Resta saber se o Iraque nao sai demasiado caro e bloqueia futuras aventuras...
 
Vão estar entalados mais um tempo no Iraque.

Esqueçam a Síria, não tem petróleo. Embora desse jeito para oleodutos e fazer corredor com Turquia...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt