21 novembro 2005

 

A questão eleitoral


A eleição presidencial parece tomar a nossa atenção colectiva. A julgar pela torrente de comentário politico que mancha os jornais e o ruído que se emite da TV até se diria mais consequente que o orçamento de estado que arbitra sobre os nossos salários e empregos.

O fascínio desta eleição nasce à direita, no PSD e CDS, por este ser um veículo para participar no jogo do poder nos próximos 4 anos. As vacas vão bem magras com um parlamento solidamente nas mãos do PS. Para a esquerda definida como os restantes partidos, é a oportunidade de assassinar de vez esse poltergeist que é Cavaco, e de humilhar a direita. No intervalo de um ano seria um golpe histórico, conquistar S. Bento e Belém. Mas por muito que este cenário agrade aos federalistas (ou entristas) da esquerda - os blocos da esquerda e alguns comunistas - o horizonte eleitoral não é este.

O nosso pedante, soberbo primeiro-ministro não nos oferece um governo de esquerda (nem mesmo de esquerda diluída e recuada) que mereça defesa. Eleito sem programa e por defeito, este governo prepara-se para cumprir com a agenda comum a todos os partidos de governo das últimas duas décadas. Cavaco e Sócrates são indistinguíveis como primeiro-ministros, da pose Salazarista pai da pátria à política anti-popular mascarada de valente.

Sendo Soares (esse histórico carreirista e carteirista da República Portuguesa) um candidato do PS, podemos esperar dele oposição a Sócrates? Podemos esperar oposição por parte de Cavaco que acredita com zelo profético nas virtudes da reforma neo-liberal? Podemos esperar oposição do poeta maltratado pelo seu partido que por vezes parece lutar por mero orgulho? Podemos esperar que os outros candidatos tenham dizer na matéria?

A questão eleitoral é de que não foi negada opção. Não há escolha consequente para a esquerda. É-nos negada a possibilidade de usar o voto com sentido político. Preparamo-nos para mais um ritual celebrativo de uma democracia que não se move, que vai trocando de mãos entre os poucos sócios da elite nacional.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt